AGENDA

Rute Agulhas e Alexandra Anciães apresentam Livro Workshop sobre Psicologia Forense | 31 de outubro

Numa ação promovida pela Câmara Municipal de Silves, através do seu sector de Psicologia, Rute Agulhas e Alexandra Anciães virão à Biblioteca Municipal de Silves no próximo dia 31 de outubro, entre as 14h30 e as 17h00, apresentar o livro “Casos Práticos em Psicologia Forense: enquadramento legal e avaliação pericial”, da sua autoria. A esta ação segue-se um workshop sobre a mesma temática, dirigido a profissionais e estudantes da área da Psicologia, Direito, Serviço Social, Educação e Saúde.

cartaz

Dar visibilidade à forma como a investigação científica pode e deve estar subjacente aos processos de avaliação psicologia forense é o principal objetivo desta publicação, das edições Sílabo, e que contará com a apresentação por Justina Bacelar Simões, Procuradora da República da Instância Central de Família e Menores de Faro/Portimão.

A ação culminará com a realização de um workshop onde serão apresentadas algumas situações que podem ser alvo de um processo de avaliação psicológica, metodologias utilizadas no processo de avaliação psicológica e a especificidade de alguns tipos de perícias realizadas em sede de Direito Penal e Direito de Família e Menores, entre as quais a avaliação da capacidade e dever de testemunhar, processos de regulação do exercício das responsabilidades parentais e situações de maus tratos a crianças e jovens.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, até ao dia 29 de outubro, através do envio de email para psicologia@cm-silves.pt ou, presencialmente, junto do sector de Psicologia, localizado na Rua João de Deus, n.º 19, em Silves. A ficha de inscrição encontra-se disponível no portal da CMS em www.cm-silves.pt. O telefone 282 440 800 (extensão 420) é o contacto disponível para o fornecimento de informações adicionais sobre esta ação.

No dia da sessão o livro estará disponível para venda a um preço especial.

» Ficha de inscrição: clique aqui

Mais sobre as formadoras:

RUTE AGULHAS: psicóloga e terapeuta familiar, trabalha há 16 anos na área clínica e forense. Desde 2005 exerce funções como perita na Delegação do Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF). Professora assistente convidada no ISCTE-IUL, onde leciona disciplinas no Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores. Investigadora no CIS/ISCTE-IUL. Doutoranda em Psicologia no ISCTE-IUL. Formadora na área clínica e forense.

ALEXANDRA ANCIÃES: psicóloga e pós-graduada em Comportamentos Desviantes e Ciências Criminais. Trabalha há 16 anos na área clínica e forense, exercendo desde 2000 funções como perita na Delegação do Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF). Formadora na área forense.

Mais sobre o livro:

Este livro tem como objetivo dar maior visibilidade à forma como a investigação científica pode e deve estar subjacente aos processos de avaliação psicológica forense.

A primeira parte intitulada «Enquadramento Geral» apresenta a sistematização teórica dos principais aspetos relativos à Psicologia Forense e aos seus princípios éticos, bem como ao enquadramento legal da prova pericial e dos vários tipos de perícias psicológicas que podem ser solicitadas no âmbito do Direito Penal, Direito Civil e Direito de Família e Menores.

A segunda parte intitulada «Casos Práticos», tem como objetivo apresentar diversos relatórios periciais, todos eles casos reais, permitindo ao leitor, não apenas familiarizar-se com a multiplicidade de situações que podem ser alvo de um processo de avaliação psicológica, mas também ter acesso à informação recolhida e às metodologias utilizadas. A discussão que é feita na parte final de cada relatório pretende ajudar o leitor a compreender de que forma a informação recolhida pode ser analisada e sistematizada.

Comentários ao livro:

“Um volume com o presente formato só pode resultar de uma combinação feliz entre o conhecimento produzido e a experiência da sua aplicação em contexto real (…) A concretização em exemplos é um poderoso instrumento de aprendizagem (…) um contributo para as boas práticas (…)”.

Telmo Mourinho Baptista

Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses

“Estamos, pois, perante um livro que alia uma grande utilidade prática a uma assinalável qualidade técnico-científica. (…) Um saber de experiência feito que, em boa hora, as autoras entenderam partilhar com quantos – magistrados, advogados, psicólogos e outros atores forenses, estudantes ou simples curiosos – se interessam por estas matérias. Um livro a ler e a recomendar”.

Jorge Costa Santos

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e ex-director da Delegação do Sul do INMLCF, I.P.

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.