Nacional

INE confirma: Continua a destruição de Emprego na Restauração e na Hotelaria

Numa altura em que se discute o Orçamento de Estado para 2015, a AHRESP acaba de reunir com todos os Grupos Parlamentares, onde uma vez mais se debateu a teimosia em manter a mais alta taxa de IVA da zona Euro aplicada aos Serviços de Alimentação e Bebidas, quando é cada vez mais reconhecida, pelos vários exemplos internacionais, a eficácia da reposição desta taxa, na dinamização do Turismo e na criação de Emprego.

Em Portugal, segue-se o rumo contrário. De acordo com os dados relativos às Estatísticas do Emprego, publicados recentemente pelo INE, continuam a confirmar-se as previsões da AHRESP relativamente à destruição de emprego.

No final do 3º trimestre de 2014, os Setores da Restauração e Bebidas e da Hotelaria, registaram uma quebra de -3,9% no emprego homólogo, ou seja, perderam-se 12.200 postos de trabalho.

Apesar do aumento do número de turistas em Portugal, vaticinando-se que 2014 será um ano recorde, o setor continua a enfrentar grandes dificuldades de tesouraria e a não ter capacidade de repor a mão-de-obra perdida. Analisando a evolução dos últimos 9 meses (31.dezembro.2013 a 30.setembro.2014), registou-se uma perda de -8.100 postos de trabalho, -2,8%, indicando a perda de 30 postos de trabalho por dia.

Desde 2011, que a AHRESP alerta o Governo e a Opinião Pública através de várias análises de dados oficiais e de estudos, em que se destaca a problemática da carga fiscal e dos custos de contexto com os nefastos efeitos sobre as empresas, que se veem perante uma tesouraria depauperada, uma acumulação de dívidas e bens hipotecados, que invariavelmente resultam em encerramentos e despedimentos.

Acreditando que TODOS queremos um melhor futuro para Portugal, e nós queremos, continuamos a acreditar que a reposição do IVA será feita, JÁ, e que o Orçamento de Estado para 2015 será amigo do investimento, do crescimento, das empresas e do emprego.

Por: AHRESP

Sobre a AHRESP

ahresp

Fundada em 1896, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, é uma Instituição de Utilidade Pública, que representa as empresas e os empresários do setor defendendo os seus direitos e legítimos interesses, prestando-lhes assistência e serviços, através de uma rede de 12 delegações – Albufeira, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Lisboa, Mafra, Ponta Delgada, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu, e dezenas de Balcões de Atendimento nas Autarquias e nas Entidades Regionais de Turismo.

A AHRESP é a maior Associação Empresarial do país, ao representar oito Grupos de Setor – Restauração Tradicional, Restauração Coletiva, Restauração de Serviço Rápido, Pastelarias e Cafés, Setor da Animação, Indústria e Comércio Alimentar, Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local, e Campismo e Caravanismo.

Categories: Nacional, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.