AGENDA

Portimão associa-se à Semana Global do Empreendedorismo com programa local de atividades | 17 a 21 de novembro

De 17 a 21 de novembro, Portimão associa-se à Semana Global do Empreendedorismo (SGE) com um programa conjunto de iniciativas dinamizado pelo Município de Portimão e o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, num espírito de parceria e criação de sinergias para a promoção de uma atitude empreendedora junto de diferentes públicos locais: estudantes, empresários e potenciais empreendedores.

semana_global_do_empreendedorismo

 

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é uma iniciativa à escala mundial que visa inspirar pessoas através de atividades locais, nacionais e globais projetadas para ajudá-las a explorar o seu potencial auto-criativo e inovador. Essas atividades e eventos de networking visam estabelecer a ligação entre os participantes e potenciais colaboradores, mentores e até mesmo investidores, introduzindo-os a novas e interessantes oportunidades.

Em Portugal, membro fundador desta Semana, existe um programa oficial dinamizado pela PBA e a SEDES, cujo tem inspirador é o Turismo, contando com o alto patrocínio do Senhor Presidente da Republica, Prof. Aníbal Cavaco Silva e são várias as atividades locais que se associam a esta iniciativa http://www.sge.org.pt/.

Em Portimão, ao longo desta semana, o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo irá dinamizar várias atividades destinadas às turmas do 9º ao 12º ano, nomeadamente “aulas de 90 minutos inspiradoras”, convidando empreendedores da comunidade local e regional, desde empresários, profissionais com um desempenho excecional e pessoas envolvidas em projetos de mérito nos domínios do empreendedorismo social ou do voluntariado ambiental, a partilharem as suas experiências.

Atendendo ao tema nacional da Semana Nacional do Empreendedorismo- o Turismo, as duas turmas deste curso, nos dias 20 e 21 serão turistas na sua própria terra e desafiados a pensar e organizar ideias que permitam, de forma inovadora, explorar o potencial do destino turístico em que a escola se encontra inserida.

A marcar desde logo o arranque da Semana, no dia 17 a Beta Talk, volta a ser ponto de encontro para gente empreendedora juntando à conversa, a partir das 19h00, no café Concerto do TEMPO, Paula Grade e Katia Sousa da empresa “Algarve Wedding Planners” e Anabela Claro da padaria “Pão do Rogil”, num momento por excelência de partilha de ideias e visões empreendedoras que todos os meses contagia muitos outros.

Enquanto, no dia 19 de novembro, pelas 14h30 está agendada a realização do Workshop “Café com Negócios”, em parceria com a Universidade do Algarve e a AMAL, no âmbito do projeto INTERSETOR | Promoção da Variedade Relacionada, financiado pelo ALGARVE 21 – Programa Operacional fechado à com a participação de empresas locais convidadas, dos sectores do Mar, Turismo; TIC; Ciências da Vida e Saúde; Agroalimentar e Energia.

Esta é a primeira vez que Portimão se associa à da Semana Global do Empreendedorismo e espera com este programa de atividades dar o seu contributo local para tornar cada vez mais uma realidade, aquela que é a missão desta iniciativa mundial – “desencadear ideias e fazer o que for preciso para trazê-las para a realidade – detetando oportunidades, assumindo riscos, resolvendo problemas, sendo criativos, construindo conexões e aprendendo com êxitos e fracassos”.

Um programa que gera sinergias e inspira diferentes públicos

No Agrupamento Escola Secundária Poeta António

Cada turma do 9º ao 12º ano participará em pelo menos uma “aula de 90 minutos” sobre empreendedorismo e terá assim a oportunidade de ouvir um testemunho inspirador na 1a pessoa e obter uma visão empreendedora sobre as diferentes áreas de estudo. Através da página de internet do agrupamento serão ainda divulgados os “briefings” das sessões dinamizadas pelos empreendedores convidados para cada sessão, com o objetivo de manter o tema presente junto da comunidade escolar durante esta iniciativa.

Nos dias 20 e 21, à tarde, as duas turmas de Turismo são convidadas a visitar os principais pontos turísticos do Município, não só como futuros profissionais nesta área mas também inspirados no espírito empreendedor da SGE.

Acompanhados por técnicos da área do Turismo e Património do Município, no dia 20, os alunos serão convidados a fazer um circuito em autocarro, até à freguesia da Mexilhoeira Grande com visita aos Monumentos Megalíticos de Alcalar e ao AIA- Autódromo Internacional do Algarve, seguido de uma visita a Alvor- zona ribeirinha, Igreja Matriz, Edifício Salva-Vidas, antiga Lota entre outros locais de referência. Enquanto, no dia 21 à tarde, será a vez de partirem à descoberta do centro da cidade, num circuito a pé percorrendo os principais pontos de interesse, seguido de uma visita guiada ao Museu de Portimão.

Beta Talk Portimão- um momento inspirador por excelência!

Dia 17, a partir das 19h00, no café Concerto do TEMPO, Paula Grade e Katia Sousa da empresa “Algarve Wedding Planners” e Anabela Claro da padaria “Pão do Rogil”, são as empreendedoras convidadas da Beta Talk de novembro.

Se por um lado Anabela Claro é um exemplo de que, quando se tem uma visão empreendedora, a inovação torna-se num forte aliado da tradição e permitiu criar uma marca de referência; Paula Grade e Katia Sousa darão um testemunho de quem resolveu criar o seu próprio negócio, explorando uma oportunidade de mercado na área do Turismo, hoje uma referência quando se fala de organização de casamentos no destino turístico Algarve.  

Recorde-se que Portimão é cidade anfitriã desta iniciativa há mais de dois anos, desafiando todos os meses, empreendedores a contagiar muitos outros com as suas ideias, atitude, experiências e visão. Como é habitual, a participação na Beta Talk de novembro é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/betatalkportimao-novembro-2014, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

Workshop «Café com Negócios», reúne empresas convidadas

No dia 19 de novembro, a partir das 14h30, um conjunto de empresas locais convidadas, dos sectores do Mar, Turismo; TIC; Ciências da Vida e Saúde; Agroalimentar e Energia tomará parte num Workshop dinamizado em parceria com a Universidade do Algarve e a AMAL, no âmbito do projeto INTERSETOR | Promoção da Variedade Relacionada, financiado pelo ALGARVE 21 – Programa Operacional, com o objetivo de fomentar a cooperação entre empresas de diferentes setores de atividade e apoiar novos projetos suscetíveis de candidatura ao novo quadro de financiamento – CRESC ALGARVE 2020.

Do programa deste evento, que integra o Ciclo de Workshops «Café com Negócios», a realizar em todos os concelhos do Algarve, destaca-se a apresentação do projeto, apresentação de casos de sucesso de cooperação empresarial no Algarve e um momento de networking com vista à identificação do potencial de cooperação das empresas presentes, sendo que contará ainda com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes na sessão de abertura dos trabalhos.

Por: Município de Portimão

Categories: AGENDA, Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.