Uncategorized

Enorme queimada alegadamente ilegal prejudica asmático de Vila Sol

O PlanetAlgarve foi alertado para um suposto “enorme incêndio” no Vila Sol com uma enorme coluna de fumo visível das Quatro Estradas. A nossa equipa de reportagem deslocou-se ao local e deparou-se com o cenário que as imagens documentam: Uma enorme queimada nos terrenos a Norte do empreendimento turístico Vila Sol, na freguesia de Quarteira.

Nesse momento, fomos abordados por um morador, questionando-nos se tínhamos alguma ligação com os bombeiros, pois os mesmos haviam sido chamados “mas não apareceu ninguém”, disse o nosso interlocutor, acrescentando que já não é a primeira vez que tal situação acontece no local.

Este morador, visivelmente indignado, disse ao PlanetAlgarve que o filho é asmático e que tanto fumo afeta consideravelmente a sua saúde.

Disse ainda que se trata de uma queimada provocada por alguém que se desloca ao local, descarregando enormes quantidades de inertes verdes, deitando-lhes fogo.

Disse ainda que já bloquearam o caminho, de terra batida, para a situação não se repetir mas, apesar disso, as queimadas continuam a suceder. Lamentando a falta de fiscalização nesta matéria, mesmo com as diversas denúncias já efetuadas.

Aparentemente, trata-se de queimadas ilegais, uma vez que são efetuadas em terrenos alheios, logo, sem autorização.

Recordamos que as queimas ou queimadas só podiam ser feitas com a devida autorização dos Governos Civis e com o conhecimento dos bombeiros e das autoridades policiais da área de residência.

Hoje, com a extinção dos Governos Civis, para realizar uma queimada, devem ser consultadas as orientações emanadas pela Comissão Municipal de Defesa da Florestal Contra Incêndios, solicitar uma licença na Câmara Municipal e aconselhar-se junto do Corpo de Bombeiros local. Alegadamente, nada disto aconteceu nesta situação.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Uncategorized

1 reply »

  1. Todas as fotos que foram postada neste jornal nao têm nada a ver com a queimada de agora pois são fotos do local errado.
    Esta publicação são duas histórias totalmente diferentes, a data referida de 9 de Junho ter sido o mesmo local é uma afirmação errada, esse incêndio referido a 9 de Junho foi na estrad que vai a Vila Sol à estrada 125 que não tem nada a ver com o local referido agora nesta notícia e além de mais para publicarem fotos de um terreno privado deveram pedir autorização para esse efeito.
    Agradeço resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.