Loulé

Vencedores do II Concurso de Presépios do Concelho de Loulé

Já são conhecidos os nomes dos vencedores do II Concurso de Presépios do Concelho de Loulé, iniciativa da Autarquia que tem em vista estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procura relembrar e encorajar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia – a construção do presépio.

Júri do Concurso de Presépios

Júri do Concurso de Presépios

Na categoria de Presépio Tradicional Algarvio, na qual foi lançado o desafio de criação de um presépio armado em escadaria, com o Menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores, o vencedor foi Fernando Martins.

Já na vertente de Presépio Tradicional Português, a Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Nº4 de Loulé arrecadou o primeiro prémio. Marília Dias Ramos e Lia Marques Borges foram, respetivamente, as segunda e terceira classificadas. Neste caso, era obrigatório integrar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais num presépio, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo.

Os primeiros classificados vão receber uma entrada gratuita para duas pessoas em cinco espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala. O segundo classificado recebe uma entrada gratuita para duas pessoas em três espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala. Para o terceiro classificado o prémio a atribuir é uma entrada para duas pessoas para os três dias no Carnaval de Loulé 2015.

Refira-se que o júri que avaliou os presépios a concurso foi constituído pelo adjunto do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo, Padre António de Freitas, pároco de Loulé, Susana Melro e Marilia Rodrigues, técnicas da Autarquia, e Anabela Guerreiro, artesã.

No decorrer da Exposição de Presépios deste concurso, que está patente ao público no edifício do Ateneu, está a ser votado pelos visitantes as menções honrosas, que no encerramento da Exposição, dia 6 de Janeiro, serão atribuídas juntamente com os prémios.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.