O Lions Clube Vilamoura promoveu ontem, dia 12, no Restaurante Mariscada, na Marina de Vilamoura, o seu jantar de dezembro.
Depois da protocolar Saudação das Bandeiras, Leonete Sousa Otto leu os objetivos internacionais do movimento lionístico: “Organizar, fundar e supervisionar clubes de serviço a serem chamados de Lions Clubes; Coordenar as atividades e padronizar a administração de Lions clubes; Criar e promover o espírito de compreensão entre os povos da Terra; Promover os princípios de boa governança e boa cidadania; Interessar-se ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade; Unir os clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca; Oferecer um fórum para a discussão aberta de todas as questões de interesse público, desde que partidarismo político e sectarismo religioso não sejam debatidos pelos sócios do clube; Encorajar pessoas de mentalidade de serviço a servir suas comunidades sem recompensa financeira pessoal, estimular a eficiência e promover elevado padrão de ética no comércio, indústria, profissões, serviços públicos e empreendimentos privados”.
Maria João Barradas leu o Código de Ética dos Lions: “Demonstrar fé nos méritos da minha profissão, esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços; Lutar pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar em diminuição de minha dignidade, devido a vantagem indevida ou conduta duvidosa; Lembrar que, para ser bem-sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero comigo mesmo; Sempre que surgir uma dúvida a respeito do direito ou da ética de minha posição ou conduta em relação ao próximo, decidir em meu próprio detrimento; Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá; Sempre ter em mente meus deveres de cidadania para com meu país, meu estado e minha comunidade, e devotar-lhes lealdade inabalável em palavras, atitudes e conduta. Dedicando-lhes desinteressadamente meu tempo, meu trabalho e meus recursos; Ajudar ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o desvalido e socorrendo o necessitado; Ser comedido na crítica e generoso no elogio; construir e não destruir”.
Seguiram-se depois as intervenções de Soledade Madeira, da presidente do Lions Clube Vilamoura, Maria Teresa Pereira e de Adelino Rocha, ao qual coube o protocolo do serão.
Soledade Madeira disse que as Missionárias da caridade Madre Teresa de Calcutá, em Faro, estão a atravessar um momento muito difícil, vivendo da caridade, com graves carências, sobretudo ao nível da alimentação, sugerindo um apoio por parte do Lions Clube Vilamoura.
Foi ainda abordada a questão dos Cabazes de Natal a oferecer pelo Lions Clube Vilamoura às famílias mais carenciadas da freguesia de Quarteira, faltando combinar com a Junta de Freguesia uma data para a sua entrega.
A terminar o jantar, foram apresentados os convidados levados por membros do clube.
Recordamos que o Lions Clubs International é a maior organização mundial de clubes de serviço voluntário, atuando através do envolvimento comunitário e cooperação internacional com 1.350.000 sócios trabalhando juntos para responder às necessidades que desafiam as comunidades. Atualmente, agrupam-se em 46 mil clubes espalhados por 209 países e regiões.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Saudação das Bandeiras
- Leonete Sousa Otto lendo os objetivos internacionais do movimento lionístico
- Maria João Barradas lendo o Código de Ética dos Lions
- Intervenção de Soledade Madeira, past presidente do Lions Clube Vilamoura
- Intervenção de Adelino Rocha, responsável pelo protocolo
Categorias:Quarteira













