AGENDA

Vacinação gratuita contra a gripe 2014-2015

Neste inverno não deixe que a gripe o apanhe desprevenido.

A partir dos 65 anos a vacina é gratuita.

Não necessita de receita médica, nem de guia de tratamento e não paga taxa moderadora.

Contate o seu Centro de Saúde e vacine-se de outubro até final do inverno.

Apesar de ser uma doença habitualmente benigna, a gripe pode provocar complicações graves em pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos.

MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL DA SAÚDE

Francisco George - Diretor-Geral de Saúde

Francisco George – Diretor-Geral de Saúde

Gripe Sazonal 2014-2015

Campanha de Vacinação

Tem 65 ou mais anos? Vacine-se! É gratuito no seu Centro de Saúde!

Desde o início da vacinação contra a gripe, a 1 de outubro, foram já administradas, gratuitamente, nos centros de saúde mais de 780 mil vacinas para além das que foram cedidas aos lares de idosos e residentes em outras instituições abrangidas pela vacinação gratuita.

A DGS reforça a recomendação de vacinação contra a gripe às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e às pessoas pertencentes a grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados).

A vacina contra a gripe é gratuita para todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e tem indicação para ser efetuada durante todo o outono e inverno, preferencialmente até ao final do ano.

Este ano em Portugal ainda não se regista atividade gripal.

A gripe é uma doença contagiosa que, na maior parte das vezes, cura espontaneamente. No entanto, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com determinadas doenças crónicas ou com idade igual ou superior a 65 anos.

A vacinação é a melhor prevenção para evitar essas complicações.

A vacina gratuita contra a gripe está disponível nos Centros de Saúde. É igual às vacinas que se encontram à venda nas farmácias e não necessita de receita ou guia médica para ser administrada, nem está sujeita a pagamento de taxa moderadora.

Francisco George – Diretor-Geral da Saúde

Categories: AGENDA, Nacional, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.