Desporto

10.ª etapa do Africa Eco Race | Quinto pódio para Elisabete Jacinto

A piloto Elisabete Jacinto realizou mais uma excelente jornada nas pistas da Mauritânia. A equipa OLEOBAN® averbou o terceiro melhor tempo entre os camiões, na especial que ligou ontem Akjout a Toueila. A décima etapa, composta por 342 quilómetros cronometrados, teve como ponto alto a travessia de uma zona de dunas altas que se mostraram criticas para muitos concorrentes deste sétimo Africa Eco Race.

O trio composto por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho conseguiu, uma vez mais, impor um andamento consistente deixando para trás o TATRA pilotado Tomas Tomecek, que ontem foi o vencedor da categoria T4. Nesta 10.ª etapa, o checo gastou mais 12 minutos que os portugueses a cumprir o setor seletivo e apenas os potentes KAMAZ foram mais rápidos que o MAN TGS pilotado Elisabete Jacinto que cumpriu a especial em 4h34m06s. A formação lusa registou ainda, pelo segundo dia consecutivo, o quinto lugar da classificação conjunta auto/camião.

Com este resultado, e decorridas que estão dez etapas, a equipa OLEOBAN® figura agora no quarto posto da geral dos camiões. De notar, que na tabela conjunta auto/camião o segundo e terceiro lugares são ocupados pelos KAMAZ da equipa russa.

A piloto Elisabete Jacinto já realizou neste Africa Race cinco lugares de pódio em etapas, entre os quais se destaca uma vitória, e mostrou-se animada com mais uma jornada cumprida sem problemas: “foi um dia em que tivemos paisagens lindíssimas. A etapa ia alternando entre zonas relativamente rápidas e outras mais difíceis de superar. Hoje tivemos que transpor uma zona com dunas muito altas e com a areia mole, que nos impedia de andar depressa. No entanto, conseguimos a proeza de ultrapassar nas dunas os dois KAMAZ e o TATRA do Tomecek. Foi, sem dúvida, o nosso momento de glória. Mas, a certa altura da etapa havia uma grande tempestade de areia e, uma vez que não conseguíamos seguir os rastos, acabámos por nos desviar um pouco do percurso e perdemos algum tempo para entrar novamente no traçado da especial. No entanto, ficámos em terceiro que é um resultado bastante positivo”, contou Elisabete Jacinto.

A sétima edição daquela que é a maior maratona africana da atualidade está a chegar ao fim. Hoje realiza-se a 11.ª etapa do Africa Eco Race 2015 que vai ligar Toueila a Saint Louis, no Senegal. Esta será também a jornada final e decisiva, uma vez que a mítica especial do Lago Rosa, que se realiza amanhã, dia 11 de Janeiro, não será contabilizada na tabela geral. São 202 quilómetros cronometrados, cumpridos ao longo de pistas de areia e dunas. No Domingo, Dakar vai receber a caravana deste rali e consagrar todos os pilotos que chegaram ao fim de mais uma edição do Africa Eco Race.

quadro_de_classificaes_10_etapa_aer2015

Vídeo da 10.ª Etapa http://youtu.be/k4NjdyXM6AE

Por: Anabela Martinho

Categories: Desporto, Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.