Quarteira

Inauguração da Exposição “Face a Face” na Galeria da Praça do Mar (6 fotos)

A artista Clara Andrade apresenta de 10 de janeiro a 7 de fevereiro, na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a Exposição “Face a Face”. A inauguração teve lugar hoje, pelas 18 horas, tendo contado com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Loulé, Ana Machado, bem como a artista e diversos convidados.

Nesta exposição, são apresentados quadros em acrílico sobre tela que conjugam elementos abstratos com figurativos, sendo a cor uma componente forte e de destaque. “É a cor que define as formas e que empresta às composições ritmos fortes, vivos e brilhantes. São trabalhos, talvez inspirados pela cor e pela luz singulares deste Sul”, diz a artista.

«Face a face. De um lado a luz, do outro a fronteira, a mancha incómoda. De um lado a superfície lisa do espelho, do outro o mistério esvoaçando ao acaso num dia de vento e chuva. Que trazes nesse olhar? Alguém pergunta. Trago a gota de água, a luz branca e translúcida. Trago pedras verdes, carmim, azuis e cinza. Trago espanto e estrelas… e caminhos nunca antes percorridos. Sou o belo e o grotesco. Sou o sonho e a esfinge!».

Natural de Aguiar da Beira e residente em Portimão, é licenciada em Filosofia e pós-graduada em ciências documentais/biblioteca, interessada pelas questões da Estética e da Arte, Clara Andrade frequentou o curso de pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e o curso “Academia de Figura Humana” com o Professor Artur Ramos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Frequentou aulas e cursos com a pintora Stela Barreto.

Foi durante cinco anos professora do ensino secundário em diversas escolas do Algarve. É bibliotecária na Biblioteca Municipal de Lagoa, onde exerce funções desde 1996. É mãe de dois filhos, a Maria e o João. Lê por paixão e por paixão pinta e faz poesia. Pinta desde sempre.

Clara Andrade tem alguns trabalhos realizados em óleo sobre tela mas tem optado nos últimos anos por acrílico sobre tela, por influência de Stela Barreto, cuja obra admira.

A artista expôs os seus trabalhos em várias mostras individuais e coletivas no Algarve.

A Exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

1 reply »

  1. Já era sem tempo, ter uma nova exposição na praça do Mar,
    a anterior teve lá uns valentes meses não sei por que?.
    É pena ver que se faz inaugurações de exposições em Quarteira e ninguém sabe de nada, nota-se pelas fotos o numero de pessoas!
    Já era hora, da única galeria de Quarteira ter uma curadoria em condições,
    por alguém que perceba de Arte, ou então passar para responsabilidade da Junta de Freguesia de Quarteira. Em prol da cultura Quarteirense.

    E não voltar a fazer de novo como foi feito na Galeria Espírito Santo em Loulé, ate á muito pouco tempo com Curadoria, do Curador Nuno Faria, pagando-lhe milhares de euros para fazer curadoria de exposições, nessa mesma Galeria.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.