AGENDA

Odiana procura contributos para estratégia da faixa urbana litoral do território

É já no dia 29 de Janeiro que decorrem duas sessões de participação ativa da comunidade na definição da estratégia de desenvolvimento local do território, apelidada «Integra +». Ou seja, a Odiana quer a ajuda da população para, em conjunto, concertar soluções para as problemáticas da exclusão social, do desemprego e do abandono escolar.

É no âmbito do instrumento territorial Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) de tipologia Urbano, que a Associação Odiana, juntamente com um leque de parceiros constituídos por agentes locais, se está a candidatar para aceder a fundos comunitários que promovem respostas aos elevados níveis de desemprego e índices de pobreza na faixa costeira do território do Baixo Guadiana.

O objetivo é, através da dinamização local e do estímulo à inovação social, procurar dar novas respostas em territórios desfavorecidos em contexto urbano, economicamente fragilizados onde os índices de desemprego e exclusão social são mais elevados. A destacar que se pretende que esta estratégia seja centrada nos Eixos 1 – Emprego e Desenvolvimento Económico; Eixo 2 – Educação e Qualificação; e Eixo 3 – Inclusão e Desenvolvimento Social.

A candidatura da Odiana a este programa pretende a definição de uma estratégia, e respetiva metodologia com o contributo e participação ativa da comunidade. O que se pretende é a implementação de ações concretas na comunidade de forma a originar mudança na realidade do território.

Assim, a Odiana organiza no próximo dia 29 de Janeiro duas sessões locais (workshop + questionário) para auscultar a população. A primeira sessão acontece às 09h30 em VRSA e a segunda pelas 15h em Castro Marim nos auditórios das Bibliotecas municipais respetivas. Os contributos para a Estratégia podem ainda ser feitos virtualmente através do preenchimento do questionário em anexo Questionário_ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA A FAIXA URBANA LITORAL

e disponível em: http://www.odiana.pt/agenda/mostraRegisto.asp?id=362 e remetidos para s.lourenco@odiana.pt

A salientar que o DLBC pretende uma concertação estratégica e operacional orientada para o empreendedorismo e a criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria – Portugal 2020 – e no quadro da prossecução dos objetivos da estratégia Europa 2020.

cartaz

Categories: AGENDA, Castro Marim, VRSA

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.