AGENDA

Sábados em família | Cidália Bicho apresenta “As Três Fortunas do Lobo Lobão” na Biblioteca Municipal de Silves | 31 de janeiro

Integrando as atividades “Sábados em Família”, promovidas pela Biblioteca Municipal de Silves, Cidália Bicho apresentará no próximo dia 31 de janeiro, pelas 15h30, a obra “As três fortunas do Lobo Lobão e outros contos tradicionais”. A ação é dirigida a crianças entre os 6 e os 11 anos e seus pais.

Trata-se de uma obra que retoma a tradição oral e os contos de animais, e onde Cidália Ferreira Bicho conta quatro histórias: a do Lobo Lobão, a da Raposa Raposina, a do Mocho Sabe-Tudo, e “O Peixeiro, a Raposa e o Lobo”.

Todos os sábados a Biblioteca Municipal de Silves oferece ao público infanto-juvenil e suas famílias sessões de promoção da leitura, apresentadas num formato de hora do conto seguida de um ateliê artístico na área da pintura ou escultura, que enriquece os sentidos implícitos e mais significativos da obra em questão.

Estas sessões lúdicas, além de favorecerem, por vezes, um primeiro contacto com o objeto livro (no caso dos bebés), aumentam o léxico, provocam a superação de medos infantis e a alegria, desenvolvem a imaginação e a criatividade e tornam, a longo prazo, a escrita mais precisa, fluída e elegante, sendo ainda momentos preciosos na aproximação entre pais e filhos que experimentam momentos de qualidade afetiva.

Todas estas atividades são de entrada livre, mas requerem inscrição prévia, podendo fazê-lo através de 282 442 112 e biblioteca@cm-silves.pt

O próximo “sábado em família” trará, a 7 de fevereiro, Pedro Pinto e Kimahera à Biblioteca para o workshop de produção digital de música “Das palavras e sons às letras e músicas”, dirigido a adolescentes dos 12 aos 16 anos.

SOBRE A OBRA

as_3_formas_do_lobo_lobao

 

Retomando a tradição oral e os contos de animais, Cidália Ferreira Bicho conta-nos no livro “As três fortunas do lobo lobão e outros contos tradicionais” 4 histórias: a do Lobo Lobão, feroz como um trovão, que após correr mundo em busca de preciosas iguarias que lhe saciem a fome, acaba por resignar-se à sua sorte proclamando “Antes comer toucinho salgado que ser maltratado”; a da Raposa Raposina, que, por cobiçar as penas brilhantes do galo Cantalva, graças ao seu rabo rabão, por pouco não perdeu um corpo tão são; a do Mocho Sabe-Tudo, que graças à sua perspicácia conseguiu escapar à Raposa Raposina e gritar: “outro comerás, mas não me comerás a mim!” E finalmente a história “O Peixeiro, a Raposa e o Lobo”, na qual o peixeiro acaba corrido à vassourada, o Lobo Lobão no fundo de uma ribeira e a Raposina, matreira, consegue finalmente encher a pança.

SOBRE A AUTORA

Cidália Ferreira Bicho

Cidália Ferreira Bicho

Cidália Ferreira Bicho estudou na Universidade do Algarve (UAlg) onde completou a sua licenciatura em Estudos Portugueses – Ramo de Formação Educacional em 2000. Na mesma universidade, enquanto docente, lecionou Literatura Oral e esteve ligada à formação de professores, tendo sido orientadora de estágios pedagógicos em várias escolas do ensino básico e secundário, durante dois anos.

Frequentou o Mestrado em Literatura Portuguesa e especializou-se em literatura oral tradicional. Desenvolveu o seu projeto de investigação sobre os Contos de animais na tradição Portuguesa. No âmbito da dissertação de mestrado, colaborou com o Arquivo Nacional do Conto e fez recolhas de textos da tradição oral no concelho de Tavira. É diretora pedagógica do Colégio Internacional de Vilamoura, desde 2011.

Em 2009, Cidália Maria Bicho, Palmira Silva Baptista e Vera de Vilhena venceram o Prémio de Revelação APE – Associação Portuguesa de Escritores – / Babel na categoria de literatura para a infância e juventude.

Por: Município de Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.