Desporto

Loulé, Cidade Europeia do Desporto 2015 arranca com espetáculo fantástico | Acompanhe aqui a cerimónia passo a passo através de 104 imagens exclusivas

Loulé foi ontem à noite, dia 31 de janeiro, oficialmente, Cidade Europeia do Desporto 2015. A cerimónia de inauguração teve lugar no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, numa FESTA de MUITOS para TODOS onde se celebrou o desporto.

A anteceder os momentos altos da noite, tiveram lugar os discursos protocolares com as intervenções de:

– Nuno Santos, presidente da  ACES PORTUGAL – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto;

– Augusto Baganha, presidente do Instituto do Desporto e da Juventude de Portugal (IPDJ);

– Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé;

– Mensagem gravada em vídeo do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro.

Nuno Santos manifestou a sua “grande alegria por ver uma cidade portuguesa ser distinguida no âmbito desportivo”. Destacou o sucesso das Cidades de Guimarães e da Maia enquanto CED 2013 e 2014, considerando que “Loulé tem todas as condições para fazer mais e melhor, aliando o Desporto ao Turismo e à Cultura”, enumerando os princípios subjacentes à Prática Desportiva. “Assim, a Cidade de Loulé comprometeu-se a transmitir os tais valores aos seus cidadãos e demonstrou um empenho constante na promoção do Desporto em conformidade com estes cinco objetivos e fará com que a política desportiva seja cada vez mais inovadora. Por isso, decidimos reconhecer Loulé como Cidade Europeia do Desporto”. A terminar, desejou “a todos os cidadãos do Concelho de Loulé, bem como a todos os cidadãos desta região magnífica que se chama Algarve, que contribuam com a sua participação para continuar a levar o nome de Portugal por esse Mundo e pela Europa fora. Muitos parabéns Loulé, Cidade Europeia do Desporto”.

Augusto Baganha: “Depois das Cidades da Maia e de Guimarães, Loulé foi distinguida internacionalmente como Cidade Europeia do Desporto. Constituindo-se como o maior município do Algarve, Loulé tem uma forte tradição no desporto nacional, tendo assumido sempre uma dimensão reconhecida nacional e internacionalmente, sobretudo no Golfe, sendo hoje reconhecido como o Melhor Destino Europeu para a sua prática, podendo aqui ser encontrados alguns cenários mais emblemáticos da simbiose entre a terra e o mar”, destacando igualmente os “Desportos Náuticos, as suas infraestruturas e os serviços de apoio, podendo facilmente serem identificados alguns exemplos, como o Estádio Algarve, as Piscinas de Quarteira e a Marina de Vilamoura, recentemente distinguida como a Melhor Marina do Ano 2015”.

Augusto Baganha salientou ainda a prática desportiva no Concelho de Loulé: “Segundo os dados disponíveis, representa já mais de 109 modalidades distribuídas por 57 organizações, clubes e associações, envolvendo mais de 8000 praticantes”, referenciando ainda os eventos desportivos de âmbito nacional e internacional “com impacto direto sobre a economia regional. Loulé – Cidade Europeia do Desporto terá aqui mais uma oportunidade para mostrar, junto da população portuguesa e da comunidade internacional, a capacidade organizativa e a energia mobilizadora que o nosso país apresenta para, através do Desporto, contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade”. A terminar, Augusto Baganha frisou que, “à semelhança de edições anteriores, o IPDJ apoiará Loulé – Cidade Europeia do Desporto 2015. e apoiará não só através de financiamento mas sobretudo vir aqui organizar quadros competitivos de âmbito nacional e internacional”.

Vítor Aleixo fechou as intervenções oficiais: “A todos saúdo e a todos dou as boas-vindas. Hoje é, sem dúvida ou reserva de qualquer espécie, uma noite histórica para a nossa cidade de Loulé. E tal fica a dever-se, em primeiro lugar, a todos aqueles que prontamente responderam ao apelo para nela participarem e aqui se encontram: Atletas, Desportistas, Técnicos e Dirigentes Associativos. Gente anónima mas que representam a alma e o coração desportivo do nosso concelho. Alguns até por limitação não puderam emprestar o seu contributo. Para todos eles vai o nosso muito obrigado e é para eles que proponho uma efusiva salva de palmas”, desejando que “este momento noturno perdure na memória, quer dos que diretamente estão a participar nesta festa, quer na de todos quantos a ela estão a assistir, não só o inolvidável espetáculo a que teremos oportunidade de assistir mas sobretudo porque Loulé, pela porta do Desporto, atinge desta forma e nesta ocasião um valor e um reconhecimento internacional que só pode deixar satisfeitos e particularmente orgulhos os responsáveis autárquicos e os cidadãos deste nosso concelho. Este é, pois, um momento, um marco conseguido na estratégia que vem sendo seguida há muito e que consideramos fundamental e que dá, assim, início a um ano excecional dedicado ao Desporto, às atividades desportivas nas mais diversas disciplinas e em eventos que marcarão a nossa comunidade enquanto depositária, em 2015, da menção, honrosa, diria eu, de Cidade Europeia do Desporto”, salientando que “Loulé ficará agora ligado a um movimento que não se esgota no período temporal de um ano mas que, antes, lhe confere responsabilidades acrescidas para o futuro. É, pois, um desafio à nossa cidade, à nossa capacidade de mobilização e realização, a quantos dela vivem aliados ao Desporto e se revêem nos valores que encerra, enquanto filosofia de vida e como solução da felicidade humana”.

Vítor Aleixo evidenciou ainda “a força participativa, a vontade de colaborar e a manifestação de harmonia e de solidariedade demonstrada por todos os participantes, dos quais a nossa cidade só pode e deve legitimamente sentir-se orgulhar-se”.

A terminar, o autarca louletano assegurou: “Podem continuar a contar connosco no desenvolvimento de políticas públicas que acentuem a produção, o apoio e o desenvolvimento da prática desportiva, seja na requalificação e valorização dos equipamentos e infraestruturas existentes, seja pelas iniciativas tomadas, seja pelo apoio concedido e a conceder. É caso para se dizer: Connosco, nenhum atleta, nenhum desportista, nenhum praticante ficará para trás. Este é o nosso lema e assim o manteremos”, agradecendo “ao meu vice-presidente, o Dr. Hugo Nunes, aqui presente e sentado nesta tribuna, enquanto vereador do Desporto, pela forma serena e eficiente como tem vindo a organizar e a montar todo este dispositivo para que Loulé – Cidade Europeia do Desporto, venha a ser um sucesso desportivo, coletivo e institucional. Pode até ser uma obrigação mas a devoção e a dedicação que nesta iniciativa depositou tem que ficar registada neste momento solene, bem de toda a sua equipa. Todos eles foram importantes para esta noite e para este ano. Loulé vive, deveras, um momento alto. Viva o Desporto”.

Destaque ainda para a presença das seguintes individualidades:

– Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve

– David Santos, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve)

– Alberto Almeida, delegado regional de Educação do Algarve

– Desidério Silva, presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve

– Representantes das Cidades de Guimarães e Maia, Cidades Europeias do Desporto em 2013 e 2014, respetivamente e da Cidade de Setúbal, candidata a CED em 2016

– Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel

– Coronel Silva Gomes, comandante do Comando Territorial de Faro da GNR

– Adriano Pimpão, presidente da Assembleia Municipal de Loulé

– Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé

– Restantes vereadores da Câmara Municipal de Loulé

– Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Loulé, entre muitos outros.

Seguiu-se um espetáculo centrado na dança e na música, do tradicional ao contemporâneo, apoiado por projeção de vídeo. Este momento pretendeu demonstrar a diversidade do Concelho de Loulé, desde o território às suas gentes, procurando apresentar o contexto em que se forjou também o ecletismo do Desporto do Concelho, que o desfile de clubes e atletas evidenciou a terminar a cerimónia.

O Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, anunciou um espetáculo eclético, imagem de marca do desporto em Loulé, recorrendo à dança, à música e à imagem, fazendo “a ponte entre o desporto, a dança contemporânea, o folclore enraizado no passado, nas danças celebratórias de ontem, e as danças urbanas e populares de hoje”. Pretendeu-se celebrar “a fisicalidade do corpo inteligente, educado, treinado, que cruza o físico com o emocional, num cruzamento entre a dança e algumas modalidades desportivas”, através da criação de “Eternuridade”, de Amélia Bentes.

O grupo Marenostrum juntou-se aos representantes da Associação dos Amigos da Cortelha, Associação Cultural e Recreativa das Barrosas, Associação dos Amigos do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião e elementos do Rancho Folclórico da Luz de Tavira, num olhar contemporâneo e inovador sobre o folclore algarvio.

Os sons e ritmos urbanos estiveram representados por MC Lágrima, MC Mascote e Olímpio, que trouxeram um tema dedicado à cidade de Loulé, ao qual se seguiu a criação de Hu(r)mano de Marco da Silva Ferreira.

O espetáculo marcou o arranque da programação de um ano dedicado ao enaltecimento do desporto, que integra a realização de perto de 800 eventos nacionais e internacionais.

A noite encerra com o desfile das coletividades desportivas do Concelho, em representação das modalidades, e contará com a participação de cerca de um milhar de atletas.

Loulé, Cidade Europeia do Desporto 2015 é o reconhecimento do trabalho que tem sido realizado ao longo de muitos anos e irá permitir a integração na rede europeia do desporto.

Sob o lema “Compromisso com o Desporto”, a Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015 pretende enaltecer os valores fundamentais protagonizados pela ACES Europe que passam pela prática informal de desporto, o desporto para todos, o fair play e espírito de união e a promoção de estilos de vida saudáveis através do exercício físico.

Paralelamente, esta será uma oportunidade para promover o Concelho de Loulé enquanto destino turístico, fortalecendo a sua projeção nacional e internacional.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Desporto, Loulé

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s