Silves

Objetos e Ferramentas de Raul Nascimento, o último latoeiro do Algarve, doados à Câmara Municipal de Silves

Foi recentemente doado à Câmara Municipal de Silves (CMS) o conteúdo da oficina do senhor Raul Nascimento, o último latoeiro do Algarve, que desde 1975 manteve atividade em SB Messines. Trata-se de um conjunto significativo de ferramentas e maquinaria, muita dela inventada por si, que suportaram durante quase 40 anos a sua atividade de latoeiro.

Estes objetos e algumas peças por si fabricadas foram doados pela família, dando resposta a um desejo antigo do senhor Raul Nascimento. Os serviços de património da CMS iniciarão muito em breve a inventariação dos objetos tendo em vista o desenvolvimento de um projeto de museografia, que permita a exibição permanente da coleção no Museu do Traje e das Tradições de SB Messines.

Natural da freguesia de SB Messines, Raul Nascimento emigrou para Angola em meados dos anos 50 do século passado para trabalhar nos caminhos-de-ferro angolanos, tendo ali, tido contacto com várias funções, como guarda-freios, maquinista e revisor. Fazendo uso de um dom inato, já nessa altura produzia diversos objetos associados à sua atividade, como é o caso de uma lanterna que servia de semáforo para orientar a passagem dos comboios, objeto que faz parte da coleção de objetos e ferramentas, ora doados à CMS.

Pessoa simples e muita simpática, tanto ele como a sua mulher eram presença habitual na Feira Medieval de Silves, divulgando desta forma uma atividade tradicional, hoje quase completamente extinta.

O Município agradece a generosidade da oferta e tudo fará para, através da exposição dos objetos doados, perpetuar a sua memória, objetos e técnicas associadas à latoaria.

Por: Município de Silves

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.