AGENDA

41.ª Volta ao Algarve | 18 a 22 de fevereiro

Nomes mais sonantes na 41.ª Volta ao Algarve: Michal Kwiatkowski e Tony Martin (Ettix-Quickstep); Luis León Sánchez, Michele Scarponi e Rein Taaramae (Astana Pró Team); Richie Porte, Ben Swift e Geraint Thomas (Team Sky); André Cardoso e Ramunas Navardauskas (Cannondale-Garmin); Tiago Machado (Team Katusha); Robert Gesink (Lotto NL-Jumbo); Tony Gallopin e André Greipel (Lotto Soudal); John Gadret FRA (Movistar); José Mendes (Bora-Argon 18); Ricardo Vilela e José Gonçalves (Caja Rural Seguros RGA).

1.ª etapa – Lagos-Albufeira

2.ª etapa – Lagoa-Monchique

3.ª etapa – Vila do Bispo-Sagres

4.ª etapa – Tavira-Alto do Malhão

5.ª etapa – Almodôvar-Vilamoura

banner_volta

A 41.ª edição da Volta ao Algarve, que vai disputar-se entre 18 e 22 de fevereiro de 2015, vai apresentar um percurso equilibrado e atrativo para diferentes perfis de corredores.

O português Tiago Machado é a principal aposta da Katusha para discutir a Volta ao Algarve mas a formação russa do WorldTour chega ao sul de Portugal com um bloco também capaz de lutar por vitórias de etapas em todas as etapas.

O vencedor da Volta ao Algarve em 2011 e em 2013, Tony Martin, estará mais uma vez presente.

O atual campeão mundial de ciclocrosse e campeão checo de fundo, Zdenek Stybar, é mais uma estrela confirmada na Volta ao Algarve.

Os portugueses Ricardo Vilela e José Gonçalves lideram a equipa continental profissional espanhola Caja Rural-Seguros RGA.

O ciclista mais vitorioso de 2014, André Greipel, vai correr a Volta ao Algarve de 2015, classificando a prova como o seu verdadeiro início de época.

A equipa holandesa do WorldTour, Lotto NL-Jumbo, vai disputar a Volta ao Algarve com um forte bloco de oito corredores onde se destacam holandês Robert Gesink e o alemão Paul Martens.

A corrida, que será organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, terá uma chegada ao alto, um contrarrelógio individual com cerca de 20 quilómetros, uma etapa de média montanha sem chegada ao alto e duas tiradas para sprinters.

A Volta ao Algarve é, anualmente, uma das competições com maior prestígio internacional no início de época, como se comprova pela lista de anteriores vencedores: o atual campeão mundial de fundo, Michal Kwiatkowski, em 2014, Tony Martin, em 2011 e em 2013, Richie Porte, em 2012, Alberto Contador, em 2009 e 2010.

Em 2015, regista-se uma inovação, o Algarve Granfondo, marcado para o dia 21, que será uma oportunidade para que os ciclistas amadores também integrem a festa da Volta ao Algarve, pedalando em paralelo aos seus ídolos.

A Volta ao Algarve leva os campeões do mundo à porta dos algarvios mas a comunicação social leva a corrida a todos os portugueses. Em 2014, a corrida teve um retorno mediático de €1.745.994, distribuído por 207 peças jornalísticas (TV, Rádio e imprensa) em órgãos de comunicação social portugueses. Ainda teve grande expressão internacional, tendo sido acreditados 15 jornalistas de órgãos de comunicação estrangeiros que divulgaram a Volta ao Algarve por todo o Mundo.

A Volta ao Algarve é a primeira das quatro corridas internacionais que integram o plano Cyclin’Portugal Algarve, um projeto da Federação Portuguesa de Ciclismo para afirmar Portugal como destino para a prática de ciclismo, tanto a nível profissional e competitivo como de lazer.

Programa do Cyclin’Portugal Algarve

Competição
18 a 22 de fevereiro: Volta ao Algarve
1 de março: Clássica Internacional Loulé Cidade Europeia do Desporto
7 e 8 de março: Grande Prémio Internacional do Guadiana
21 e 22 de março: Grande Prémio do Sudoeste e Costa Vicentina

Ciclismo para Todos
21 de fevereiro: Algarve Granfondo (estrada)
6 a 8 de março: Algarve Bike Challenge (BTT)

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:AGENDA, Algarve, Desporto

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s