AGENDA

Ciclo “Conversas de Graúdos sobre Miúdos” aborda o papel do terapeuta da fala na infância | 26 de fevereiro

No âmbito de mais uma sessão do Ciclo de “Conversas de Graúdos sobre Miúdos”, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe no dia 26 de fevereiro, quinta-feira, pelas 18h30, uma apresentação de Patrícia Nogueira sobre o tema” Pensar, refletir e questionar o papel do Terapeuta da Fala na infância”.

conversas_graudos_banner

Por vezes a área da Terapia da Fala é vista como redutora pelo seu próprio nome. O trabalho nesta área envolve muito mais do que a própria fala. Áreas como a comunicação e a linguagem mostram-se fundamentais na sua intervenção e cruciais para o desenvolvimento de diversas crianças. Conhecer o desenvolvimento comunicativo e linguístico considerado adequado nas várias faixas etárias, assim como os sinais de alerta a que devemos estar atentos, mostram-se essenciais para todos os seres sociais.

As novas diretrizes na área da saúde apontam para a necessidade de atuar ao nível da prevenção primária através da educação e promoção da saúde. Contudo, tal só se torna possível quando existe informação capaz de orientar e consciencializar os principais interlocutores das nossas crianças para os aspetos linguísticos que podem afetar o seu desenvolvimento imediato e mediato.

As competências linguísticas são vistas por alguns autores como essenciais para o desenvolvimento infantil e como precursoras da aprendizagem da leitura e escrita e de novos conhecimentos escolares. Será que existem diferentes inter-relações entre as perturbações ao nível da linguagem e défices no que se refere às aprendizagens escolares? Qual será a idade ideal para encaminhar para Terapia da Fala? Quando estar atento ao desenvolvimento linguístico? Esta sessão dará a conhecer estas e outras respostas na área da Terapia da Fala.

Patrícia Nogueira é diretora e docente do curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Possui Doutoramento em Educação-Ramo saúde, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação, Mestrado em Ciência da Fala, Pós-graduação em Motricidade Oro-facial e Licenciatura em Terapia da Fala.

Confere-se certificado de participação nesta sessão. A entrada é livre.

Por: Município de Loulé

 

 

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s