AGENDA

Arquivo Municipal de Loulé | Autos de Participação e Investigação Policial no Concelho em Conferência | 14 de março

No próximo sábado, 14 de março, pelas 15h00, vai ter lugar no Arquivo Municipal de Loulé a Conferência “A Administração do Concelho de Loulé: um contributo para o estudo dos autos de participação e investigação policial”, apresentada por Vanda Germano.

O século XIX foi um tempo de reforma na administração do território português. O regime liberal introduziu alterações profundas no modelo de organização e gestão do país, com efeitos no desenvolvimento e configuração do Estado.

A par de uma nova divisão territorial advieram agentes do poder central – o Governador Civil e o Administrador de Concelho – investidos por propósitos de unificação e centralização capazes de difundir a nova mensagem.

Durante todo um século de codificação administrativa que se seguiu o seu papel saiu mais ou menos reforçado, reflexo de políticas centralizadoras ou descentralizadoras que foram implantadas.

O contributo desta conferência pretende desenvolver-se em torno da ação desenvolvida pelo Administrador de Concelho de Loulé com enfoque na sua ação policial e na sua estratégia de controlo da população.

Pretende-se analisar as estratégias utilizadas na forma como se relacionou com as várias autoridades quer concelhias, quer nacionais, e com a população, avaliando-se a importância da sua atuação, a forma como foi exercido o controlo no território, como foram protegidos os interesses do poder central e de que forma foi efetivamente sentida a sua presença.

Como metodologia será feira uma abordagem ao caso de estudo de Loulé, contrapondo o caso de estudo da Administração do Concelho de Portimão, tentando fazer a avaliação das duas abordagens, na série documental em particular (autos de participação e investigação policial) tentando se aferir a complexidade do alcance das medidas implementadas a nível local.

Vanda Germano, licenciada em Estudos Portugueses, possui uma Pós-graduação em Ciências Documentais – ramo Arquivo e Mestre em História do Algarve pela Universidade do Algarve.

Está presentemente a exercer funções de coordenadora do Gabinete da Assembleia Municipal de Portimão. Lecionou como Professora convidada na Pós-Graduação em Ciências Documentais – ramo Arquivo, a disciplina de Direito e Deontologia da Informação e foi formadora pelo IEFP. É membro da Rede de Arquivos do Algarve.

Integrou por duas vezes a expedição humanitária Algarve – Guiné-Bissau em 2008 e 2009 com o Projeto «Ler e Conhecer» – Movimento Escola Para Todos.

Esta iniciativa pretende promover o Arquivo Municipal e sua documentação e, simultaneamente, dar a conhecer as ações desenvolvidas pelo Administrador do Concelho de Loulé relativamente à ação policial e controlo da população. A entrada é livre.

Por: Município de Loulé

Arquivo Municipal de Loulé

Arquivo Municipal de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.