S. Brás de Alportel

Centenário do Município homenageia 100 ilustres são-brasenses em obra literária

A mais recente Edição do Centenário é uma publicação que procura manter vivos, na memória do povo são-brasense, os feitos de alguns dos homens e mulheres que marcaram a História do concelho, de diferentes formas e cada qual à sua maneira. A apresentação pública teve lugar no sábado, dia 7 de março, no Cineteatro São Brás, pelas 16h00.

A obra “100 Anos, 100 Biografias- Figuras do Passado São-brasense” tem assinatura de Joaquim Manuel dias, diretor do mensário local “Notícias de São Braz”, um apaixonado pelas letras e pela comunicação, que não quis deixar cair no esquecimento estas personalidades e decidiu reunir num livro as suas biografias e histórias de vida.

Enamorado pelas gentes da sua terra, o autor lançou-se numa intensa investigação para conhecer melhor cada uma destas figuras de modo a conseguir reunir um conjunto de dados interessantes e factos curiosos sobre cada uma delas, que viriam a dar corpo à obra que hoje conhecemos.

Ao jovem historiador e mestre João Nobre coube a apresentação do livro na cerimónia de lançamento, durante a qual elogiou a iniciativa de preservar estes conhecimentos e histórias e de valorizar 100 personalidades que fizeram História no último século.

Joaquim Manuel Dias manifestou um profundo agradecimento a todos os familiares e amigos que contribuíram com a devida informação para a concretização deste sonho… preservar a memória de 100 figuras do passado são-brasense. Nas palavras do autor “podiam ser até 200 que faltaria sempre referir alguém. Deixo essa missão, na expetativa que surja algum jovem enamorado pela história local que dê continuidade a este trabalho”.

A apresentação do livro “100 Anos, 100 Biografias – Figuras do Passado São-brasense” está integrada nas Comemorações do Centenário do Município, uma organização da Câmara Municipal e Comissão para as Comemorações do Centenário.

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Categories: S. Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.