Já todos sabemos que Quarteira é a Capital do Zumba. Helena Silva é uma das suas instrutoras e também instrutora de pilates. E porque o pilates também está na moda, ontem à noite fomos ‘espreitar’ uma das suas aulas no Centro de Apoio à Criança de Quarteira.
O resultado está bem patente na galeria de imagens que apresentamos mais abaixo.
Helena Silva é uma das instrutoras da Associação Amanhecer Selvagem e ministra as seguintes aulas:
Pilates
Centro Comunitário António Aleixo, em Quarteira | 3.ªs e 5.ªs das 20 às 21 horas
Centro de Apoio à Criança de Quarteira | 4.ªs às 19 horas
Ginásio Champions, em Quarteira | das 10 às 11 horas
Centro Médico de Quarteira | 3.ªs e 5.ªs das 17 às 18 horas
Hotel Crowne Plaza, em Vilamoura | 4.ªs feiras às 11h0m
Espaço Cores do Corpo, em Almancil | 2.ªs feiras às 10 e às 19 e sábados às 12 horas
Quinta da Calma, em Almancil | 6.ªs às 19 horas
Centro de Beleza Pilates Cínico | 3.ªs às 15h30m
Zumbakids
Centro de Apoio à Criança de Quarteira | 4.ªs às 17h30m
Espaço Cores do Corpo, em Almancil | sábados às 11 horas
Yoga
Hotel Crown Plaza, em Vilamoura | Sábados às 10 horas da manhã
Como surgiu o pilates?
Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.
Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã. A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada. Atualmente, é uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.
Em que consiste este método?
É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.
Como beneficia a saúde?
O pilates está na moda e não é por acaso. Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objetivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco. É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas.
Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, combate o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.
Muitos programas de exercício concentram-se em desenvolver a força de outros músculos através de treino com pesos, exercícios na bicicleta, etc. Pilates, pelo contrário, desenvolve todo o corpo, dando-lhe um aspeto mais alongado, alinhado e forte.
É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar pilates. Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira
1 reply »