Desporto

Jogos de Quelfes | Maior evento de promoção do olimpismo direcionado para o 1.º Ciclo apresentado em Loulé

 

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé acolheu no passado dia 12 de março a cerimónia de apresentação pública dos VI Jogos de Quelfes, uma iniciativa que este ano tem por anfitriões os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, contando ainda com a participação de Albufeira e de Silves, e que se integra na programação de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”.

Perante uma plateia composta por diretores de agrupamentos de escolas, professores, autarcas, comunicação social e amigos da educação e do desporto em geral, e depois da projeção de um emotivo vídeo sobre a mensagem dos Jogos de Quelfes, os presidentes dos municípios de Loulé e São Brás de Alportel, conjuntamente com os vereadores do pelouro das autarquias de Olhão e Tavira, em representação das respetivas câmaras, enfatizaram a importância destes Jogos enquanto ponto de encontro e reflexo de uma proposta de modelo educativo que se pretende cada vez mais abrangente.

Foi então dada a palavra a Gustavo Marcos, percursor desta iniciativa, para um enquadramento geral destes VI Jogos de Quelfes, à qual se seguiram intervenções pelos representantes de cada comissão setorial, no esclarecimento daquilo que serão os torneios desportivos, seu enquadramento, âmbito e participação, com claro destaque para a novidade que é a introdução do desporto adaptado.

Realçadas foram igualmente algumas características que fazem, deste evento, algo de único e muito especial, como é o caso de todas as equipas lerem um texto elogioso ao adversário antes de qualquer partida, a ênfase colocada na superação pessoal ou a promoção da responsabilidade social, através de ações como a recolha das tampas das garrafas de água para propósitos humanitários.

A encerrar, o presidente da Academia Olímpica de Portugal, em representação do Movimento Olímpico, felicitou todos os envolvidos na iniciativa, reforçando a importância deste evento para o Olimpismo nacional e da necessidade de efetivar, nomeadamente junto dos mais jovens, a dimensão humanista do Olimpismo, num ano em que o Algarve se prepara para receber, pela quarta vez, a Sessão Anual da Academia Olímpica (em maio, em Loulé).

De 11 a 19 de abril está assim prometida uma grande festa do desporto e da cultura para todas as escolas participantes, cujos alunos, sob o lema do Olimpismo, terão oportunidade de disfrutar de instalações desportivas de elevadíssima qualidade, como é o caso do Estádio Algarve, das Piscinas Municipais de Quarteira ou do Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho (Tavira). A cerimónia de abertura está agendada para as 17H00 do dia 11 de abril, no Auditório Municipal de Olhão, e a de encerramento para as 16H00 do dia 19, no Pavilhão Municipal de São Brás de Alportel. Em ambas, a entrada é gratuita.

Recorde-se que os Jogos de Quelfes são, atualmente, o maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo direcionado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e também o único, no nosso país, a merecer a chancela da Academia Olímpica Internacional e do Centro Internacional para a Trégua Olímpica, instituições que no seio do Movimento Olímpico, se dedicam à promoção do Olimpismo enquanto filosofia de vida e da paz.

Por: Município de Loulé

Categories: Desporto, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.