Alentejo

PlanetAlgarve no Alentejo | Entrevista com o campeão de Judo, Natalino Borrega (10 fotos)

Na sua recente deslocação a Campo Maior, o PlanetAlgarve teve a oportunidade de entrevistar o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pinheiro e o presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, João Rosinha. Foi na manhã de domingo, dia 8 de março. No Jardim Municipal, decorria a iniciativa Campo Maior + Ativo: Demonstração de Judo, promovida pelos judocas da Casa do Povo de Campo Maior.

Liderados pelo Mestre Chavigas, há mais de 30 anos a ensinar esta modalidade naquele concelho alentejano, os atletas de todas as idades mostraram o trabalho que diariamente desenvolvem nas suas aulas  O judo é uma modalidade bastante enraizada em Campo Maior, com vários prémios e troféus, entre os quais um Campeão Nacional, o judoca Natalino Borrega. Foi este o pretexto para a nossa terceira entrevista da manhã.

PlanetAlgarve (PA) – Há quantos anos está ligado ao Judo?

Natalino Borrega (NB) – Estou ligado ao Judo há 20 anos. Tenho 25 anos e comecei no ano de 1995, em setembro.

PA – É atleta de que clube?

NB – Sou atleta de judo da Casa do Povo de Campo Maior, o único clube que existe aqui, onde se pratica judo há, salvo erro, 30 anos, sempre na pessoa do Mestre António Chavigas.

PA – Segundo sabemos, houve uma possibilidade de ir aos Jogos Olímpicos?

NB – Sim, por acaso foi logo que comecei a entrar em competição, aos 15 anos. Tive a felicidade de conseguir atingir o primeiro Campeonato Nacional, nos dois anos seguintes, ganhei mais 3 títulos nacionais, inclusive um no escalão acima da minha idade, atingi alguns resultados internacionais, as coisas proporcionaram-se mas, quando somos fora de Lisboa, é complicado. Tentámos mas, nessa altura, sinto que dei o máximo que consegui para lá chegar.

PA – Neste momento, em que ponto está a carreira?

NB – Neste momento, não está mal. Vou praticando, recentemente fui convidado para ir à Liga Nacional Espanhola, em Madrid, por um clube espanhol e vou tentar dar o máximo, como sempre dei.

PA – É um desportista popular cá na terra? As pessoas têm noção do seu valor?

NB – Sim, isto é um meio pequeno, onde toda a gente se conhece e sou sempre muito bem recebido, toda a gente gosta de mim, toda a gente conhece o que eu fiz e isso é bom, não só para mim mas para nos darmos a conhecer e pormos Campo Maior no mapa do Desporto.

PA – Os apoios têm sempre surgido, ao longo da sua carreira?

NB – Sim, sempre, de onde se espera, que é das empresas, nomeadamente da Delta Cafés, que tem sido 99% da ajuda que tenho. O outro 1% tem sido do meu pai.

PA – A autarquia também dado o seu apoio?

NB – Sim, disponibiliza os meios necessários, como vimos hoje aqui, nesta demonstração com os nossos miúdos. Temos cerca de 50 miúdos inseridos neste programa de judo aqui em Campo Maior e a autarquia tem disponibilizado o máximo que pode.

PA – Como avalia o desempenho do Mestre Chavigas à frente do judo em Campo Maior?

NB – O Mestre Chavigas desde sempre tem dado o seu melhor por Campo Maior, é uma pessoa 5 estrelas. Grande parte do meu trabalho e boa parte das medalhas que conquistei foi graças a ele, que me tem orientado desde os meus 5 anos de idade.

PA – O que é que a vila de Campo Maior pode ainda esperar de Natalino Borrega?

NB – A vila pode esperar um Natalino que vai dar tudo para voltar a atingir o seu nível máximo. Assim que acabar o meu percurso académico, espero voltar aos treinos a sério – tenho treinado mas não com as horas que são precisas – e voltar a entrar na Seleção Nacional. Durante 5 ou 6 anos, tive lá o lugar marcado e espero voltar a consegui-lo.

Palmarés de Natalino Borrega

2 medalhas de Ouro no Campeonato Nacional de Cadetes

2 medalhas de Ouro no Campeonato Nacional de Juniores

1 medalha de Bronze no Campeonato Nacional de Sub’23

3 medalhas de Bronze no Campeonato Nacional de Seniores

1 medalha de Ouro na Taça Internacional de Cadetes

1 medalha de Bronze na Taça do Mundo (República Checa)

7.º lugar no Campeonato da Europa

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Alentejo, Desporto, Entrevistas

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.