Desporto

Mais de 700 inscrições no XIV Triatlo de Quarteira

Este fim de semana, 21 e 22 de Março, Quarteira voltou a receber mais um grande evento internacional de Triatlo: sábado, a Taça da Europa de Quarteira com a elite feminina e masculina e domingo com os juniores femininos e masculinos, com a XIV edição do Triatlo, pontuável para a Taça de Portugal dedicado ao mentor da prova, já falecido, o professor Carlos Gravata.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com FTP

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

A Taça da Europa de Quarteira teve, como sempre, a participação dos melhores atletas nacionais e estrangeiros das elites masculina e feminina. Uma oportunidade ideal para os nossos atletas de Seleção ganharem experiência internacional, mostrarem o seu trabalho e talento e, quem sabe, verem abertas as portas do projeto olímpico da Federação Portuguesa.

Este evento assume particular importância, no plano desportivo enquanto estímulo renovado para jovens atletas do Concelho, atraindo sempre inúmeras pessoas e fazendo do Triatlo, sem dúvida, uma modalidade em crescendo de popularidade de ano para ano. Integrando três modalidades distintas mas complementares e altamente exigentes como a natação, o ciclismo e a corrida, o Triatlo, uma das disciplinas do atletismo, perfila-se assim como uma das referências mais competitivas a nível internacional.

A prova da Taça da Europa Elite, pontuável para o ranking internacional da modalidade, foi disputada na Distância Olímpica: 1500 metros de Natação (duas voltas de 750 metros) 40 quilómetros de Ciclismo (seis voltas 6,6 Km) e 10 quilómetros de Corrida (quatro voltas de 2,5 Km). A prova da Taça da Europa Júnior foi disputada na Distância Sprint: 750 metros de Natação (uma volta de 750 metros), 20 quilómetros de Ciclismo (três voltas de 6,67 Km) e 5 quilómetros de Corrida (duas voltas de 2,5 km).

O XIV Triatlo Cidade de Quarteira é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira e Federação de Triatlo de Portugal. A prova foi pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo. A organização deste ano contou ainda com a colaboração do CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura), Grupo Motard de Quarteira e Academia de Judo.

Na sexta-feira, o dia que antecedeu a disputa da primeira prova, serviu para os atletas se familiarizarem e perceberem as abordagens técnicas dos percursos para poderem marcar a diferença junto dos seus adversários. Depois do reconhecimento da bike, os atletas fizeram o reconhecimento do percurso no segmento de natação. A boa disposição era constante, embora as condições climatéricas não tenham sido as melhores.

Ainda na sexta-feira, ao fim da manhã, realizou-se a conferência de imprensa de apresentação da XIV edição do Triatlo Internacional de Quarteira. Presentes estiveram as entidades envolvidas na organização do evento: O vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, o Tenente Ronda Branca, adjunto do Capitão do Porto de Faro, em representação da Autoridade Marítima e ainda alguns dos principais candidatos ao triunfo.

Hugo Nunes lembrou que esta parceria com a Federação de Triatlo de Portugal, ao qual se associa também a Junta de Freguesia de Quarteira, conta com a colaboração da Autoridade Marítima e Guarda Nacional Republicana, parceiros importantes para a concretização da prova. Considera que, do ponto de vista competitivo, esta é a prova de triatlo com maior dimensão: “Para nós, é uma honra receber esta prova aqui. É uma honra mantermos esta parceria com a FTP, que queremos manter para os próximos anos”, afirmou Hugo Nunes, sustentando que esta “não é só a prova mais bonita que se faz em Portugal, como também, em termos desportivos, a mais competitiva.

Já segundo Telmo Pinto, “para a economia local, é sem dúvida muito importante termos uma prova deste gabarito, com um nível de atletas que, para nós, é um orgulho porque temos todas as condições para a prática desta modalidade”. Continuar a melhorar e a dinamizar esta prova é um dos objetivos desta freguesia, para que os atletas gostem e estejam sempre presentes.

Fernando Feijão sublinhou que, “este ano, temos a maior participação de sempre no Algarve, neste Triatlo de Quarteira, com a VII edição da Taça de Europa Elites, IV de Juniores e uma prova da Taça de Portugal. A prova nacional vai ter cerca de 500 participantes licenciados e inscritos e a prova de elites e de juniores, é de certeza uma das mais participadas nesta Taça da Europa. É provavelmente a melhor prova continental pela presença em quantidade e em qualidade dos atletas que têm passado por Quarteira”, sublinhando que a Taça da Europa esgotou em termos de inscrições. Relativamente aos juniores, a intenção da FTP é aproveitar esta prova para lançar muitos dos “nossos atletas”, afirma. “Temos atletas juniores com muito talento e muitos atletas sub’23 que são uma rampa de lançamento para eles. O vosso esforço e o nosso trabalho em parceria, seriam impossíveis sem a Câmara e a Junta de Freguesia local”. A terminar, Fernando Feijão diz que “a qualidade da prova mede-se também pela organização interna, com os funcionários da federação, que se dedicam totalmente na colaboração deste evento”.

Gillian Sanders, uma das atletas presentes e uma forte candidata à vitória (o que se veio a confirmar), refere que, como vive em Londres, as condições atmosféricas para treinar não são tão boas por causa do inverno. “Vai ser um desafio e um entusiasmo para mim perceber quais os frutos que os treinos vão dar nesta prova”, considerando-a “a prova perfeita para iniciar a minha temporada”. Para a triatleta, uma das suas ambições e objetivo é qualificar-se para os jogos olímpicos, tendo a certeza que esta é uma boa oportunidade para começar a época.

Já para a atleta portuguesa Melanie Santos, este ano passava por tentar superar-se em Quarteira, com “melhores sensações” que as que teve em Abu Dhabi. A atleta diz ainda que vai participar na WTS de Gold Coast, onde espera fazer muito melhor que Abu Dhabi. Melanie esperava que a prova deste ano, visto estar um ano mais velha e com mais experiência, lhe trouxesse um melhor resultado (chegou na 6.ª posição).

Dorian Coninx, o atleta francês e um dos candidatos favoritos à vitória (o que também se veio a confirmar), afirma que Portugal tem um conjunto de atletas com muito bons nadadores, adversários fortes que iriam com certeza dar o seu melhor.

Pedro Mendes, depois de uma ausência prolongada devido a uma lesão, esperava sentir-se bem, dar o seu melhor para atingir o melhor resultado possível (acabaria por desistir no decorrer da prova de corrida).

Em resumo, na apresentação do evento à comunicação social, todos os atletas referiram a importância de obterem bons resultados nesta e nas próximas provas, de forma a integrarem as respetivas equipas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Já no período de perguntas e respostas, o vice-presidente da autarquia louletana questionou os quatro triatletas presentes: “O que é que esta freguesia e este município podem fazer para que seja não só a prova mais bonita mas também para que Quarteira seja palco de início de temporada“.

Os atletas foram unânimes nas suas respostas: “Mais marketing e mais promoção internacional”, circunstância que Hugo Nunes prometeu equacionar no futuro, para além de toda a promoção que o Município de Loulé já vem fazendo.

Há uns anos atrás, a Taça da Europa contou com a presença do presidente da Federação Internacional de Triatlo. Na altura, disse-nos que a prova de Quarteira era uma das melhores do mundo devido às suas caraterísticas únicas, com as três vertentes – natação ciclismo e corrida – a decorrerem a escassos metros umas das outras, permitindo ao público acompanhar toda a prova praticamente sem sair do mesmo local. Questionado pelo PlanetAlgarve se esta realidade ainda se mantém, o presidente da Federação de Triatlo de Portugal disse que sim, pois a prova de Quarteira, graças às suas caraterísticas únicas, atrai cada vez mais e melhores atletas de todo o mundo.

Veja também as seguintes reportagens:

Taça da Europa Elites Masculinos

Taça da Europa Elites Femininos

Taça da Europa Juniores Masculinos e Femininos

Taça de Portugal Individuais, Estafetas e Equipas

Categories: Desporto, Quarteira

4 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.