Está patente até ao dia 25 de abril, no edifício Atlético, uma mostra de Jogos Tradicionais da coleção de Constança Lago Brás, recolhida no Algarve e outras partes do mundo ao longo de mais de vinte anos.
Esta exposição está integrada nas comemorações da Cidade Europeia do Desporto que Loulé soube trazer a si no ano de 2015 e pretende convidar todas as pessoas a reviver memórias de criança e de adultos.
Os materiais estão distribuídos por 15 vitrinas e espaços lúdicos. Esta mostra pretende apelar para os direitos da criança, pois nunca é demais chamar a atenção para a relevância de brincar, jogar na idade própria Com esta exposição, a autora pretende chamar a atenção para os mais velhos, mestres depositários do saber e relembrar as memórias lúdicas, que se não forem registadas, poderão levar à perda da nossa identidade.
Outro dos objetivos é motivar uma ligação entre os mais velhos e os mais novos, a praticar atividades saudáveis, sem grande esforço, sem competição. Estas práticas têm ainda a vantagem de criar um contexto humanizador, resíduos da cultura que se vão acumulando no decurso da história, que assentam em valores como, como prazer de jogar com amigos pais e netos
Os jogos e os materiais lúdicos são elementos integrantes da cultura que se vão acumulando no decurso da história e conferem poesia à vida de todos os dias.
Por algumas destas razões a colecionadora sonha que um espaço museológico seria a melhor maneira de conservar estas memórias.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, 9h30 às 16h00.
Por: Município de Loulé




