Desporto

Dificuldade de navegação retira pódio a Elisabete Jacinto

Uma inesperada dificuldade de navegação, surgida antes da penúltima bandeira do percurso da sexta etapa deste 25.º Rallye Aïcha des Gazelles, inviabilizou que Elisabete Jacinto e France Clèves alcançassem um lugar de pódio nesta competição. Este contratempo não permitiu que a dupla luso-belga chegasse ao ponto de validação final o que resultou numa penalização de 60 quilómetros. Com esta situação, a equipa com o número 402, que até então ocupava o terceiro posto da classificação geral, terminou o rali em sexto lugar da categoria Expert.

Recorde-se que a prova correu favoravelmente à formação composta por Elisabete Jacinto e France Clèves, que logo no início alcançou o terceiro posto da classificação geral, posição que ocupou em grande parte do rali. O percurso da última especial desta competição mostrou-se demolidor para as equipas da categoria Expert uma vez que o trajeto foi cumprido, maioritariamente, nas dunas do Erg Chegaga numa altura em que as temperaturas ultrapassavam os 40o.

A piloto Elisabete Jacinto explicou as dificuldades surgidas nesta última jornada do rali: “Foi um dia muito difícil. Estava muito calor – as temperaturas rondavam os 42 graus – e tivemos que entrar no Erg Chegaga mesmo na hora mais crítica. No entanto, fizemos a etapa sempre muito concentradas e passámos bastante bem as dunas. Antes da penúltima bandeira cometemos um erro de interpretação do mapa e falhámos a sua abordagem. Quando nos apercebemos do erro voltámos para trás. No entanto, o último CP fechava às 18:30 e já não conseguimos chegar a tempo. Foi uma pena porque estávamos a fazer uma prova excelente. Agradeço à Volkswagen a oportunidade que me deram para fazer este rali e à France o grande companheirismo e a qualidade da sua navegação. Por último destaco a resistência e fiabilidade da Volkwagen Amarok que teve uma performance impecável desde o início da prova”, afirmou Elisabete Jacinto na chegada ao acampamento.

Chegou ao fim mais um Rallye Aïcha des Gazelles que teve como grande vencedora a dupla número 407, formada pelas francesas Carol Montillet e Valérie Dot. Hoje, as participantes chegaram a Essaouira onde teve lugar a grande gala de encerramento deste evento que reuniu durante 15 dias 387 mulheres vindas de vários pontos do planeta.

Acompanhe a prova em:http://www.rallyeaichadesgazelles.com/en/Rally/2015

Classificações:

http://www.rallyeaichadesgazelles.com/fr/rallye/2015/classement/

Facebook Team 402: https://www.facebook.com/team402?fref=ts

Categories: Desporto, Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.