A ação performativa Cozinhando na Paisagem, de Jorge Rocha, realiza-se no próximo dia 18 de Abril às 16h na Fortaleza de Sagres, no âmbito do programa DIVAM da Direção Regional de Cultura do Algarve e integrando o “Dia Internacional de Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”. Contando com a participação do arqueólogo Rui Parreira e de João Centeno que tem desenvolvido trabalho de investigação sobre História Militar, a sessão será antecedida por uma visita orientada ao monumento, com início às 15h.
O PALATO está de volta. Depois de em 2013 ter desenvolvido um conjunto de ações em diversos monumentos algarvios, voltamos agora com uma nova presença online que inclui diversos conteúdos adicionais e um conjunto de ações que ao longo de 2015 vão proporcionar momentos inesquecíveis em sítios mágicos.
A primeira iniciativa, Cozinhando na Paisagem na Fortaleza de Sagres, terá lugar já no próximo dia 18 de Abril no âmbito do DIVAM com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e conta com a participação do arqueólogo Rui Parreira e de João Centeno.
Cozinhando na paisagem é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.
Em cada sítio histórico é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.
Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais. Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.
Todas as sessões são transmitidas em direto, em http://www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site http://www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.
Fortaleza de Sagres
18 de Abril de 2015
15h00 – Visita de enquadramento por Rui Parreira
16h00 – Cozinhando na paisagem na Fortaleza de Sagres
Uma ação performativa de Jorge Rocha
Com a participação de Rui Parreira e João Centeno
Informações:
Entrada livre
(+351) 282 620 142 (Portaria/Recepção)
Equipa PALATO:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Assistente de produção e comunicação: Luísa Rosa Baptista
Uma iniciativa RIZOMA Lab
Categorias:AGENDA, Vila do Bispo