Faro

Palco à Cultura no Teatro das Figuras

No fim de tarde do dia 8 de abril, com a temática “A Cultura é um Privilégio de Minorias?” decorreu mais uma conferência do ciclo Ideias em Palco. Os oradores convidados – o poeta e crítico Pedro Mexia e o filósofo, professor e programador cultural António Pinto Ribeiro – debateram Cultura, no Teatro das Figuras, em Faro. 

Tendo como comissário o Professor Doutor João Guerreiro, ex-reitor da Universidade do Algarve, o ciclo de conferências Ideias em Palco teve lugar no palco, onde num ambiente intimista e único os dois convidados debateram ideias relacionadas com cultura.

Falou-se da banalização da cultura. A literatura dos tempos de Vanguarda e do Romantismo são a mãe da literatura, mas infelizmente, são muitos os ‘escritores’ que não a respeitam. Hoje, qualquer pessoa escreve um livro – Serão todos os livros, cultura? – Existe uma diferença notável entre cultura e entretenimento. Indivíduos que não leem e lançam livros não têm conhecimentos para os escrever, serão estes livros produtivos para o leitor?

Pinto Ribeiro e Mexia tiveram opiniões convergentes. O primeiro, professor na Universidade Católica, confessou que com a modernização do conceito de cultura sente dúvidas na matéria a dar aos seus alunos de ciências da comunicação, “se Bourdieu ou Rap”.

Sempre com uma veia humorística, Pedro Mexia referiu, por exemplo, as redes sociais como meio de imediatismo. A nova geração vê os conteúdos de informação, seja cinema, um teatro ou um recital, não como um ponto de partida para gerar reflexões coletivas, mas sim para ter uma opinião imediata que pode ser partilhada nas redes sociais.

Com uma forte adesão do público, nos últimos vinte minutos da conferência, a conversa foi aberta ao público, que expôs as suas questões aos oradores. De um modo aliciante o público manteve-se atento às ideias transmitidas.

No final da conferência o Prof. Doutor João Guerreiro lançou o repto para que a audiência se mantivesse atenta à próxima conferência que está a ser preparada para o mês de junho.

Toda a programação, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio de Internet http://www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada na página de Facebook.

Por: Teatro das Figuras

Categories: Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.