AGENDA

Andebolista Dario Andrade participa na iniciativa “Individualidades na Escola” | 21 de abril

 

A 21 de abril, pelas 10h30, a Escola EB 2,3 Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, recebe o andebolista Dario Andrade, atleta do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional, em mais uma sessão da iniciativa “Individualidades na Escola”, no âmbito de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”.

O jogador é recebido no auditório da escola, numa sessão de abertura que contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, e do diretor do Agrupamento, Carlos Fernandes. Seguidamente, Dario Andrade irá falar aos alunos sobre a sua carreira, as experiências desportivas vividas nos quatro cantos do planeta, valorizando a importância da escola, bem como os hábitos de vida saudáveis. Posteriormente a audiência terá a oportunidade de colocar questões ao atleta.

Pelas 11h30, no átrio da escola, Dario Andrade dará uma sessão de autógrafos a toda a comunidade escolar e, às 11h50, realizará uma visita à sala de multideficiência. Pelas 12h00, terá lugar a parte prática desta sessão, durante a qual os alunos poderão experimentar a modalidade e conviver com uma das maiores referências nacionais do andebol.

O ponta esquerda do Benfica e da Seleção Nacional é natural de Braga e começou a praticar andebol aos 10 anos, no Sporting de Braga. Ao longo da sua carreira foi quatro vezes campeão nacional e venceu duas super taças. Jogou no ABC de Braga, no FC Porto e no Sport Lisboa e Benfica. Ao nível da Seleção Nacional “A” estreou-se aos 22 anos sendo que acumula quase 100 internacionalizações.

“Individualidades na Escola”, iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com os agrupamentos de escolas do Concelho, surgiu em 2014, no âmbito de “Loulé Cidade Europeia 2015”. Este projeto foi pensado numa perspetiva de âmbito alargado, que não se esgote num calendário de ações mas possibilite a consolidação de laços duradouros que permitam potenciar sinergias, promovendo a criação de valor junto da comunidade escolar do Concelho, numa ótica de valorização social do desporto.

O desporto é uma linguagem universal e um fator de inclusão, convivialidade, aproximação e união de povos, culturas e religiões. O projeto “Individualidades na Escola” leva às escolas do Concelho de Loulé personalidades de referência ao nível desportivo, dando oportunidade de toda a comunidade escolar de interagir com prestigiados desportivas nacionais e internacionais. Os principais objetivos do projeto passam pela promoção do desporto, da cidadania desportiva, dos hábitos saudáveis e, realçar a importância da relação escola/desporto no presente e futuro das crianças e adolescentes.

Ricardo Pereira (Futebol), João Neto (Judo), Ruben Faria (Motocross), Ricardo Santos (Golfe) e Ana Cabecinha (Marcha) foram os desportistas que já participaram neste projeto.

De referir que este projeto conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Comité Olímpico de Portugal e do Desporto Escolar. O Conrad Algarve e a Decathlon associaram-se também à iniciativa, sendo que, a Decathlon irá sortear um cabaz de material desportivo, a um dos agrupamentos do concelho louletano.

Por: Município de Loulé

Categories: AGENDA, Desporto, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.