A Fundação Pedro Ruivo com apoio e colaboração do Museu Regional do Algarve vão inaugurar a exposição “Maria Campina, a Louletana que pôs Salzburgo de pé” sua inauguração será no dia 30 de Abril pelas 18h30, no Museu Regional do Algarve e convidamos a estar presente toda comunidade e algarvios… a exposição estará patente ao público entre os dias 30 de Abril a 28 de Agosto, no Museu Regional do Algarve, em Faro.
Maria Campina nasceu no dia 18 de Janeiro de 1914, em Loulé. O seu amor pelo piano cedo despontou e desde muito nova que desejou ser pianista. Aos 16 anos ingressou no Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso Superior de Piano, com 20 valores e conquistou nesta prestigiada Escola Superior de Música os prémios Rodrigo da Fonseca, Ruy Colaço, Beethoven e, em Salzburgo (Áustria) em Agosto de 1949, alcançou no célebre «Mozarteum» o 1º lugar, em concurso com grandes pianistas mundiais. Realizou concertos em todo o Mundo, actuando em afamadas Orquestras, sob a direcção de prestigiados maestros.
Maria Campina encantou Portugal e o Mundo, com os seus concertos/recitais, ao mesmo tempo que lutou incansavelmente pela divulgação da cultura, dando conferências e organizando colóquios em todo o país. Em 1972 viu concretizado o sonho da abertura da primeira Escola de Música do Algarve, num espaço concedido pelo Teatro Lethes, até 1992, ano em que foi construído um edifício próprio, onde foi inaugurado o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina. No ano seguinte a Presidência da República concede-lhe o Grau de Comendadora da Ordem de Instrução Pública. Recordar a excelsa pianista Maria Campina é prestar-lhe a merecida homenagem evocativa, numa universalidade de apreço e louvor à cidadania, saber, criatividade, determinação e nobreza de sentimentos de todas as mulheres algarvias.
Ás Comemorações do centenário do nascimento da pianista continua… De Loulé para Faro.
A Fundação Pedro Ruivo pretende junto com Museu Regional oferecer para as escolas do Algarve uma visita de estudo gratuita.





