Algarve

U-Multirank atribui à UAlg os melhores resultados na área da Medicina a nível nacional

Na edição 2015 do U-Multirank, a Universidade do Algarve regista os melhores resultados a nível nacional na área da Medicina com a obtenção de nota máxima (categoria A – Muito Bom) em 7 categorias. No seu conjunto, as escolas de Medicina de Portugal conseguem um total de 21 notas máximas. 

O U-Multirank, através de uma análise comparativa das instituições, classifica os indicadores em 5 categorias, de A – Muito Bom a E – Fraco. Com financiamento da União Europeia, distingue-se dos outros rankings pela sua abordagem multidimensional. Para além da investigação, é avaliado o desempenho nas dimensões ensino/aprendizagem, transferência do conhecimento, internacionalização e envolvimento regional.

No estudo agora divulgado (www.umultirank.org) participaram mais de 1200 instituições de ensino superior de 83 países, 24 das quais de Portugal. A análise incidiu sobre as instituições na sua globalidade e sobre três áreas específicas: Ciências Computacionais, Medicina e Psicologia.

Em termos globais, a Universidade do Algarve obteve nota máxima nas seguintes categorias: Número de Post-doc; Número de Spin-Offs; Mobilidade internacional de estudantes; Publicações em coautoria internacional; Receitas com origem em fontes regionais.

No conjunto das três áreas específicas registam-se mais 17 notas máximas: sete em Medicina, seis em Ciências Computacionais e quatro em Psicologia.

Na área da Medicina, em: Formas inovadoras de avaliação; Rácio Aluno/Docente; Número de Post-doc; Publicações interdisciplinares; Publicações em coautoria com a indústria; Publicações em coautoria internacional; Doutoramentos internacionais.

Na área das Ciências Computacionais, em: Docentes com doutoramento; Rácio Aluno/Docente; Citação das publicações; Publicações mais citadas; Publicações em coautoria internacional; Receitas com origem em fontes privadas.

Já na área da Psicologia, em: Rácio Aluno/Docente; Número de Post-doc; Produtividade dos doutorados; Publicações em coautoria internacional.

Oferta formativa da UAlg nas áreas de Medicina, Ciências Computacionais e Psicologia

Na área da Medicina, a UAlg oferece um Mestrado Integrado em Medicina, uma licenciatura e um mestrado em Ciências Biomédicas, e um mestrado em Oncobiologia – Mecanismos Moleculares do Cancro.

No que se refere à área da Psicologia, faz parte da oferta formativa da Academia uma licenciatura em Psicologia e mestrados em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, e Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia.

Na área das Ciências Computacionais regista-se uma licenciatura e um mestrado em Engenharia Informática.

Universidade do Algarve - Reitoria

Universidade do Algarve – Reitoria

Categories: Algarve, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.