Entre 15 e 18 de Abril, o Algarve foi o destino escolhido pela ICCA, Associação Internacional de Congressos e Convenções para realizar o “Iberian Chapter Annual Meeting”, a “General Assembly” e o “IV Client / Supplier Workshop”. Depois de 4 dias de trabalhos e programa social, Dora Coelho, Diretora Executiva da Associação Turismo do Algarve, concluiu que “a aposta da ATA em acolher o Capítulo Ibérico da ICCA 2015 foi um sucesso. Até à data, foi a edição com maior número de participantes, participantes esses que saíram do Algarve com uma excelente opinião sobre o nosso destino e algumas promessas de regresso com eventos num futuro próximo”.
Durante os trabalhos, foram apresentados e debatidos temas relevantes para o desenvolvimento do sector e para a formação dos seus profissionais, tais como: “Estratégias de comunicação digital”; “Como posicionar destinos tradicionais de lazer como destino MICE”; “Neuroeventos ou a arte de mobilizar audiências”; e “Organizar eventos em destinos turísticos tradicionais”.
Mas não só de “negócios” viveu este evento, já que a responsabilidade social também marcou presença. O programa incluiu uma atividade de responsabilidade social organizada pela AIM, que convidou os utentes da APEXA – Associação de Apoio à Pessoal Excetional do Algarve para desenharem e pintarem rótulos de garrafas com o apoio dos participantes do evento. Deste desafio, foram selecionados dois desenhos que serão editados à posteriori para rotularem o lote de garrafas de vinho Selecta Tinto 2011, da Quinta dos Vales. Da venda das garrafas desta edição especial, parte da receita reverterá para a APEXA.
A Associação Turismo do Algarve, que atua no segmento de Meeting Industry como Algarve Convention Bureau, entidade responsável pela concretização deste evento no Algarve, criou um programa social que teve lugar no Epic Sana Algarve Hotel, no Nau Salgados Palace Hotel e na Quinta dos Vales, com o apoio no destino da Buzz Portugal e da AIM, que permitiu apresentar aos participantes a diversidade e qualidade da oferta regional disponível para este importante segmento turístico dos Congressos e Convenções, que, integrado no Produto Turismo de Negócios, gera dos maiores contributos para a atenuação da sazonalidade da procura regional.
Em jeito de conclusão, Alexandra Toregão, Presidente do Capítulo Ibérico, frisou que “há um crescimento da consciência da importância deste sector para a economia local. É essencial que os destinos adaptem a realidade local às necessidades do sector. O Algarve tem feito um bom trabalho nesse sentido e irá continuar a fazê-lo certamente”.
Por: ATA





