Faro

Município de Faro associa-se à Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias

Comemora-se, de 22 a 29 de abril, a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias e como já é habitual, a APDIP – Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências primárias, irá organizar o “IV Encontro de Famílias com IDP”, dia 25, no Oceanário em Lisboa e a “Caminhada pela Saúde”, dia 26, no Parque das Nações.

O Município de Faro foi a primeira autarquia a dar apoio direto à iniciativa, tendo o Presidente feito questão em associar-se pessoalmente à causa, mostrando-se solidário com o Pedro e com a Margarida, dois doentes do concelho portadores de Imunodeficiências Primárias.

O evento pretende sensibilizar a população para esta causa e encorajar os governos a tomar as medidas necessárias para assegurar o diagnóstico precoce a cada bebé, criança ou adulto, de modo a receber o tratamento adequado para uma vida normal.

As Imunodeficiências Primárias são doenças raras, no seu conjunto responsáveis por morbilidade significativa, com expressão muito variável no tipo de manifestações clínicas e sua gravidade. Estão identificadas mais de 200 IDPs, com diferentes quadros clínicos e de gravidade variável. O diagnóstico precoce, a instituição atempada de terapêutica correta e a adoção de protocolos de vigilância adequados a cada patologia permitem aumentar a sobrevida destes doentes e melhorar significativamente a sua qualidade de vida.

Categories: Faro, Saúde

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.