Algarve

UAlg reuniu psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul para encontro de trabalho

A Universidade do Algarve organizou, no dia 22 de abril, o II Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul. A iniciativa, que decorreu na Sala de Reuniões da Reitoria, no Campus de Gambelas, contou com a participação de cerca de cinco dezenas de psicólogos escolares do Algarve e Alentejo.

A sessão de abertura foi presidida pelo Reitor da UAlg, António Branco, que agradeceu a presença destes profissionais, especialmente “numa altura em que se observa um certo desalento nas famílias e nos jovens”. O Reitor chegou mesmo a reconhecer que “se observa uma certa tristeza e desorientação”, que fomentam nos jovens a “ideia de que estudar não vale a pena”, criando “uma espécie de desalento em relação ao ensino superior”. Na sua opinião, tudo o que puder ser feito para contrariar este sentimento será ótimo para todos, porque a formação abre horizontes e não os reduz”.

Olímpio Paixão é aluno de doutoramento em Psicologia, na UAlg. Também ele defende que estes encontros são muito importantes porque estes profissionais são muito mais do que meros orientadores vocacionais e desempenham um papel central e muito abrangente nas suas escolas. Vê esta iniciativa como “uma espécie de elo de ligação” que serve para colocar os psicólogos a comunicar entre si. Para Olímpio, o facto de a UAlg ter conseguido trazer tantos psicólogos para este Encontro é um indicador muito positivo, e, espera, que venha a repercutir-se junto das escolas e dos alunos, melhorando a qualidade dos serviços de orientação.

Já Sandra Pereira, psicóloga do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, considera que, por um lado, esta iniciativa lhe permite ter um conhecimento mais vasto e atualizado sobre a oferta formativa da Universidade. Por outro, a perspetiva que a UAlg apresentou “dá-lhe alguma satisfação e alento” para chegar à Escola e explicar a informação aos seus alunos. Esta psicóloga escolar vê ainda neste Encontro uma forma de interagir com os colegas e de perceber o que é que está a ser feito em outras escolas do Algarve ou Alentejo, podendo, desta forma, melhorar a sua ação ou atualizar-se. Para Sandra Pereira, “o trabalho individualizado não abre horizontes, as parcerias são muito importantes e todos os agentes envolvidos no processo educativo devem ser ouvidos, porque, se existir comunicação entre o Ensino Secundário e o Universitário, o trabalho fica mais facilitado e todos conseguiremos estar mais próximos”.

Durante o Encontro, Paulo Águas, vice-reitor da UAlg, traçou uma panorâmica global do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, e Gabriela Schutz, pró-reitora, falou sobre os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais – TeSP, apresentando, ainda, a possível oferta da UAlg neste domínio.

Luís Sérgio Vieira e Vítor Gamboa, docentes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), falaram sobre os projetos de investigação em Psicologia da Educação que estão a ser desenvolvidos na UAlg.

O Encontro, sempre aberto ao diálogo entre todos os participantes, terminou com uma conferência sobre “A dimensão académica, social e emocional na intervenção educacional da carreira. Intervenções estruturadas ou a casuística do problema?”, apresentada por Maria Odília Teixeira, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Depois de reforçados os canais de comunicação, o segundo encontro de trabalho entre a UAlg e os Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul terminou com a promessa de que para o ano se realizará o III Encontro.

Recorde-se que a oferta formativa da UAlg contempla uma licenciatura em Psicologia, um mestrado em Psicologia da Educação, um mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde, um mestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, e um doutoramento em Psicologia.

Por: UAlg

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.