AGENDA

XVII Semana Coral de Lagoa | 16 a 23 de maio

A Ideias do Levante e o Município de Lagoa organizam, de 16 a 23 de Maio de 2015, pelo Concelho de Lagoa, a décima sétima edição da Semana Coral de Lagoa, contando com a participação do Coro Gregoriano de Lisboa, do Grupo Coral dos “Loureiros” (Palmela), do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves), e do coro anfitrião, o Coral Ideias do Levante. 

No Sábado, dia 16 de Maio, pelas 17h00, será realizada uma Sessão de Apresentação da presente edição da Semana Coral, no Convento S. José, em Lagoa. No Domingo, dia 17 de Maio, pelas 09h30, será realizado um Workshop de Técnica Vocal, na sede da Ideias do Levante, em Lagoa, orientado por Francisco Brazão. Caberá ao Coro Gregoriano de Lisboa, actuar no Domingo, dia 17 de Maio, na Igreja Matriz de Estômbar, pelas 17h00. Na Quarta-feira dia 20 de Maio, o Coral Ideias do Levante (Lagoa) irá realizar um ensaio aberto e um concerto no Centro Pastoral e Social de Ferragudo, pelas 21h30. Finalmente, no Sábado, dia 23 de Maio, caberá ao Coral Ideias do Levante (Lagoa, Algarve), ao Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves), e ao Grupo Coral dos Loureiros encerrar a XVII Semana Coral de Lagoa, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 17h00, onde o culminar do espetáculo decorrerá com a interpretação, em conjunto, dos três coros.

Em cada ano, há uma semana onde o canto percorre o Concelho de Lagoa e as vozes de vários lugares se reúnem numa harmoniosa festa de melodias e sentimentos. A Semana Coral do Concelho de Lagoa é já uma referência no panorama dos festivais de Canto Coral do Algarve. Começou como um choro pequenino de uma criança forte e determinada, cresceu com cantigas de escola aprendidas e cantadas e, agora, assume-se como pesquisadora de novos sons e experiências ao nível do canto polifónico. Em cada ano, quer ir mais longe, quer trazer novidades, quer ousar voar mais alto. Cada ano que passa, a Semana Coral do Concelho de Lagoa está mais crescida. E com ela têm crescido também, a nível musical, muitos coralistas que por ela passam. Muitas amizades têm ficado. Muitos laços musicais têm sido dados. Muitos cantos encontrados. E é esse o segredo da música, um batimento musical igual ao que bate no coração de todos nós. E é por isso que gostamos de música. E é por isso que ela nos une. Ela faz os nossos corações bater ao mesmo ritmo.

A Semana Coral de Lagoa é, segundo José Carlos Bago d’Uva (mentor do projeto inicial), um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o Concelho de Lagoa faz soar “a 4 vozes” o (en)/canto da polifonia vocal, por terras “do Levante”. Para José Carlos, esta data representa já um marco no circuito de eventos corais do nosso país, do qual se orgulha ter contribuído para a sua génese. Muitos foram os que já deixaram “depositadas” as suas vozes na mítica cisterna do Convento de S. José (nas primeiras edições…) e também os que contribuem para enaltecer o auditório da cidade, dando a escutar as suas emoções através do repertório coral que trabalham com dedicação e entusiasmo.

Todos os concertos, são recomendados para maiores de 6 anos, limitados à lotação existente, e são de entrada gratuita.

A décima sétima edição da Semana Coral de Lagoa conta com o apoio das seguintes entidades: União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Freguesias e Paróquias de Estômbar/Parchal e de Ferragudo, Centro Pastoral e Social de Ferragudo, Estorninho.biz, Sonarsis – Artes do Som, Solidó – Instrumentos Musicais, Locauto Rent-a-car, Vale d’El Rei – Suite & Village Resort, Bombeiros Voluntários de Lagoa, Pastelaria Algarve, Cibercafé Don Rodrigo (Lagoa), Cafetarias Chill Inside (Lagoa), Orquídea, Alma Doce, Ourivesaria Cintilante, Pingo Doce – Lagoa e Restaurante “A Tasquinha”. A Semana Coral conta ainda com o apoio fundamental da comunicação social local, regional e nacional.

Mais informações sobre o evento em www.semanacoral.net ou pelo número 282380434 (Convento S. José, Lagoa).

Categories: AGENDA, Lagoa

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.