AGENDA

Dia da Cidade de Quarteira | Festejos ao longo de 4 dias integram 1.º Grande Prémio Cidade de Quarteira | 13, 15, 16 e 17 de maio

O maratonista Carlos Lopes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 é o convidado especial do 1.º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015, prova integrada nas comemorações do Dia da Cidade e que decorrerá no próximo dia 17 deste mês com a chancela de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”.

A distinção Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015 foi atribuída pela Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES) e marcará toda a atividade desportiva no concelho em 2015, bem como vários investimentos no setor com vista à sua dinamização e desenvolvimento. A chancela foi atribuída este ano a Loulé pela ACES Europe como reconhecimento do trabalho de qualidade e do empenho da autarquia algarvia em prol do desenvolvimento do desporto no concelho.

O 1.º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015 apadrinhado pelo campeão olímpico Carlos Lopes é promovido em parceria pela Junta de Freguesia (JF) de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Associação de Atletismo do Algarve com o apoio do Quarteira Night Runners. A prova encerrará as comemorações do Dia da Cidade de Quarteira, que decorrerão de 13 a 17 de maio com a realização de várias iniciativas abertas à população.

Com início pelas 11h00, na Praça do Mar, a prova de estrada patrocinada por Carlos Lopes será disputada num percurso de dez quilómetros, com passagem pelas avenidas Infante de Sagres, Sá Carneiro, Carlos Mota Pinto e de Ceuta. Aberta a atletas de ambos os sexos, arrancará com um intervalo de dois minutos e meio entre os sinais de partida para as mulheres e para os homens estimulando assim o espírito competitivo.

A organização irá atribuir prémios pecuniários a título individual e por equipas, estando prevista também a entrega de prémios simbólicos aos três participantes mais idosos dos sexos feminino e masculino.

As inscrições para o 1.º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015 têm um valor de 7,50 euros incluindo a t-shirt técnica e podem ser feitas através da Associação de Atletismo do Algarve.

Brincar ao atletismo

Integrada na prova principal decorrerá ainda, com início às 10h00, a iniciativa ‘Brincar ao Atletismo’, destinada a crianças com idades compreendidas entre os quatro e os 14 anos. O encontro decorrerá até às 12h00, no areal junto à Praça do Mar, no âmbito de uma parceria entre a JFQ e o Clube Desportivo de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Esta prova integrada no torneio ‘Vamos Brincar ao Atletismo’ pretende divulgar a modalidade junto dos mais jovens, envolvendo-os simultaneamente num evento desportivo e social. As crianças serão divididas em dois escalões, nomeadamente Benjamins A (dos sete aos nove anos) e Benjamins B (dos dez aos 11 anos), desenvolvendo várias modalidades promotoras do seu desenvolvimento motor.

No âmbito do programa desportivo que assinala as comemorações do Dia da Cidade terão ainda lugar no dia 16, pelas 17h00, também a partir da Praça do Mar, a iniciativa ‘Caminhar Quarteira’, que integrará uma aula de zumba orientada pelas instrutoras da modalidade residentes na freguesia. A prova, organizada em conjunto pela JF e o Quarteira Night Runners, é aberta a participantes de todas as idades.

Exposição urbana e música

Mas não é só o desporto que animará Quarteira durante as celebrações festivas do 16.º aniversário da sua elevação a cidade.

As cerimónias oficiais, da responsabilidade da JF de Quarteira, terão lugar dia 13, com uma alvorada e cerimónia do hastear da bandeira no Centro Autárquico. Seguir-se-á a inauguração da exposição urbana “Amizade em crochet” da autoria de várias utentes do Cantinho da Amizade, que consiste na decoração de árvores na rua Vasco da Gama, com peças de croché representativas do amor, do mar, das crianças e da paz, entre outros temas. À noite haverá um espetáculo da danças na Praça do Mar, local onde atuará, no dia 16, a partir das 21h00, a banda musical “The Fisherman”, seguido por “Sam Alone & The Gravediggers”.

No recinto serão instaladas as habituais tasquinhas que servirão apetitosas iguarias da gastronomia regional.

 

Categories: AGENDA, Desporto, Quarteira

8 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.