Quarteira

Fórum dos Numismatas celebrou 7.º Aniversário na cidade de Quarteira (33 fotos)

O Fórum dos Numismatas, comunidade online dedicada ao estudo da Numismática, realizou nos dias 1, 2 e 3 de maio um conjunto de iniciativas no âmbito do seu 7.º aniversário, tendo Quarteira como cidade anfitriã, à qual dedicou uma medalha comemorativa.

A iniciar as festividades, dia 1 de maio, realizou‐se no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, um Seminário sobre a Numismática algarvia.

O evento, numa iniciativa de Alberto Praça, que encabeçou a Comissão Organizadora, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, contou com os seguintes oradores:

– Dália Paulo, Diretora da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Loulé;

– José Ruivo, doutorado em Arqueologia e responsável pelos Serviços Técnicos de  Arqueologia do Museu de Conímbriga, apresentou o tema “Algumas observações sobre a iconografia das moedas da época romana cunhadas em território português”;

– António Miguel Trigueiros, ex-diretor de divisão de moeda da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, apresentou o tema “Caracterização numismática dos cruzados de ouro e tostões de prata de D. Manuel I de Portugal”;

– Rui Santos apresentou o tema “Quirate do Gharb al-Andalus, subsídio para um desafio hercúleo”;

– Iago Urgorri (intervenção por inscrição) apresentou o tema “Moedas cerceadas do reino de Castela e Leão”.

Destaque para a presença da vereadora Ana Machado, que deixou uma mensagem do presidente do Município, Vítor Aleixo.

Mensagem do presidente da Câmara transmitida pela vereadora Ana Machado:

É com todo o gosto que acolhemos o Fórum dos Numismatas em mais uma edição realizada este ano nesta cidade de Quarteira, terra que bem sabe acolher todos os que a ela acorrem pelos mais diversos motivos e razões.

O colecionismo, como sabemos, é uma das atividades humanas que não se ligam apenas ao gosto de reunir um conjunto de peças, objetos ou outros materiais, mas que contribui para o conhecimento de realidades e de temas que sem a ação, muitas vezes desinteressada, diga-se, de quem a pratica,  se perderia no tempo.

Talvez por isso, ano após ano, o Fórum tenha vindo a aumentar em número dos seus participantes, provando que o colecionismo continua a registar um crescente número de aderentes. Muito em concreto, esta área da numismática, que assim ganha uma oportunidade e um espaço histórico, pois através das moedas consegue-se estruturar o conhecimento das diferentes épocas históricas.

Por todas estas circunstâncias, estão de parabéns os organizadores que prepararam mais um momento de encontro que se traduzirá em debate, em troca, em partilha e em lazer e convívio, tudo fatores essenciais fundamental para o sucesso desta iniciativa.

Sejam, portanto bem-vindos ao concelho de Loulé, à Cidade de Quarteira e Voltem sempre!“.

Neste primeiro dia, teve ainda lugar uma visita ao sítio arqueológico “Cerro da Vila”, em Vilamoura.

No dia 2 de maio, realizou‐se o almoço de aniversário, no Restaurante “Zé do Norte”, com a presença de mais de 80 numismatas de todo o país.

No decurso do evento, realizaram‐se diversas atividades ligadas ao colecionismo, venda e sorteio de moedas, notas e livros temáticos e ainda a eleição do forista do ano, galardoado com o prémio  “Flor‐de‐Cunho”. Foi ainda apresentada a medalha do evento, dedicada à cidade de Quarteira, anfitriã do encontro.

Ainda no mesmo local, estiveram patentes duas mostras expositivas. A primeira, sob o tema “Expansão Marítima Portuguesa através da Moeda”; e uma outra, em homenagem ao escultor “Espiga”, composta por moedas e medalhas de autoria do consagrado artista.

Destaque ainda para o workshop Numismático: Exposição, Trocas, Vendas; Lançamento de novo Caderno Numismático; Divulgação do “FDC 2014 ‐2015” e entrega do Troféu; Entrega do “Numismatas Award” com breve alocução do premiado; Entrega de distinção ao vencedor do concurso da Medalha do Encontro; Sorteio Numismático com aliciantes prémios para todos os membros; Sorteio dos Numismatas.

O dia encerrou com o corte do bolo e brinde de Aniversário, seguido de jantar convívio.

O terceiro dia dos festejos, 3 de maio, ficou assinalado com visita ao sítio arqueológico de Milreu e visita ao Museu Municipal de Faro.

Sobre o Fórum dos Numismatas

Fundado em 2008 por Avelino Nascimento, o Fórum dos Numismatas é um espaço dedicado aos amantes da numismática e do  colecionismo em geral.

Tem como principais objetivos, divulgar a sua paixão, a Numismática e fomentar o gosto pelo colecionismo.

Agem como se estivesse num qualquer encontro de amigos. Discutem assuntos dos mais variados temas, num ambiente descontraído, com confiança e de uma forma fácil de entender a numismática. Um espaço onde todos serão bem‐vindos.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.