Quarteira

Grupos Corais de Quarteira e Tavira no Concerto do Coral Sinfónico de Portugal, em Torres Novas (159 fotos)

O Grupo Coral de Quarteira e o Grupo Coral Tavira protagonizaram uma participação a todos os níveis brilhante no Concerto do Coral Sinfónico de Portugal, em Torres Novas. Terá sido, quiçá, o ponto mais alto da carreira destes dois grupos corais irmãos da região algarvia.

O Concerto do Coral Sinfónico de Portugal teve lugar este domingo, dia 10 de maio, no Teatro Virgínia, naquela cidade ribatejana.

Em foco, neste concerto pelo coro e orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, estiveram peças de dois brilhantes compositores franceses, Charles Gounod (1818-93) e Leo Delibes (1836-91), ambos abençoados com o dom da melodia e com todo o requinte e elegância do espírito francês da época romântica, os dois autores, conhecidos principalmente pelas suas obras para teatro, sabiam perfeitamente como servir todo o lirismo que lhes era tão natural, de forma a proporcionar uma beleza simples e transparente à música sacra.

O espetáculo finalizou em apoteose com uma atuação conjunta com o grupo anfitrião e os quatro grupos corais convidados, Associação Cultural Cantar Nosso (Golegã); Grupo Coral de Quarteira; Grupo Coral Tavira; e Orfeão do Entroncamento, com a peça de George Frederic Handel (1685-1750), o conhecido Zadok the Priest.

O Concerto contou com direção artística da maestrina britânica Saraswati (Nome da deusa hindu do Conhecimento, da Música e das Artes Criativas).

De referir que a orquestra, com quase 50 elementos, foi formada especificamente para este concerto, integrando músicos de diversas partes do país, sobretudo de Lisboa.

Por seu lado, a atuação conjunta dos 5 grupos contou com a participação de cerca de 150 coralistas.

Destaque ainda para a participação dos solistas Angélica Neto (Soprano), João Rodrigues (Tenor), Armando Possante (Baixo).

No total, a atuação conjunta final contou com a presença de cerca de 200 elementos em palco, numa performance irrepreensível, galvanizadora e cativante que arrancou vibrantes aplausos e sonoras ovações, levando a um bis do número final, um momento que ficará, certamente, na memória de todos por muito tempo.

O Concerto resultou de uma parceria entre o Coral Sinfónico de Portugal e o Teatro Virgínia.

De referir que os grupos convidados tiveram a possibilidade de ensaiar com o grupo anfitrião apenas três vezes. No final dos ensaios, a maestrina Saraswati manifestou-se agradavelmente surpreendida com a prestação dos coralistas do Algarve, considerando-os os melhores da sala.

A coordenadora do Grupo Coral de Quarteira, Isabel Pinto, agradeceu o empenho e a dedicação de todos os elementos dos dois grupos, agradecendo igualmente aos professores Carlos Filipe Sousa e João António de Almeida (respetivament diretor artístico e pianista dos dois grupos), bem como à Câmara Municipal de Loulé, à Junta de Freguesia de Quarteira e à Fundação António Aleixo, que tornaram possível esta deslocação a Torres Novas.

Por seu lado, o presidente do Grupo Coral Tavira, Jorge Faleiro, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

Elementos dos Grupos Corais de Quarteira e Tavira

Maestro e Diretor Artístico:  Prof. Carlos Filipe Sousa

Pianista: Prof. João António de Almeida

Coralistas: Antonieta Freitas; Alberto Luís Corvo; Amália Baptista; Ana Sãozita Abreu; Carla Margarida Sousa; Celestina Viegas; Elsa Maria Cruz; Emília Simão; Fernanda Ramos; Fernanda Ribeiro; Fernanda Rosa; Filipe Gonçalves; Helena Bernardo; João Manuel Cavaco Sousa; João Pedro Jesus; John Gallagher; Jorge Faleiro; José dos Reis Martins; José Pereira de Sousa; June Gallagher; Lúcia Rafael; Luís Miguel Machado; Maria da Fé Silva; Maria da Graça Dias; Maria Dora Duro; Maria dos Anjos Fernandes; Maria Inácia Jonas; Maria Isabel Pinto; Maria Libânia Guerreiro; Maria Luísa Lopes; Maria Manuela Mealha; Maria Piedade dos Santos; Maria Prazeres Paraíso; Maria Rosália Amador; Rogélia Viegas Morgado; Rosa Maria Coelho; Rosa Maria Vicente; Rosa Vale; Susete Viegas.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira, Tavira

2 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.