Loulé

Festa da Espiga e “Inauguração” da Requalificação da Estrada Loulé-Faro marcaram Dia do Município

O Município de Loulé assinalou esta quinta-feira, 14 de maio, mais um aniversário, com um programa que teve o seu ponto alto na tradicional Festa da Espiga em Salir e na visita do executivo municipal à EN125-4 e que marcou simbolicamente a inauguração desta via estruturante para a cidade.

Pela manhã, o presidente Vítor Aleixo, acompanhado pelos vereadores e técnicos municipais, percorreu a EN125-4, entre a Gonchinha e Valados. Esta via foi alvo de trabalhos de requalificação, que se desenrolaram desde 2009 e que tiveram agora o seu término. Para além da repavimentação, a intervenção passou ainda pela construção de quatro faixas até ao cruzamento para Santa Bárbara de Nexe, num total de 3,5 km. Por outro lado, uma vez que a estrada é atravessada por alguns aglomerados urbanos, nomeadamente a Goncinha e a Alfarrobeira, nestes pontos foi levado a cabo o tratamento urbano, nomeadamente através da implantação de passadeiras, iluminação pública e mobiliário urbano que permitiram melhorar igualmente a segurança de peões.

Após a o hastear da Bandeira e cerimónias oficiais, os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé visitaram a requalificação urbana do Centro Histórico de Loulé. O casco antigo da cidade, que nos últimos anos ganhou uma nova dinâmica graças à realização de eventos como o Festival MED, surge agora com uma nova imagem. Esta intervenção teve em vista a regeneração de um tecido urbano envelhecido e, de certo modo, descaracterizado e abandonado. Pretendeu-se valorizar o património histórico aí existente, criando também zonas de estadia e lazer, remodelando as infraestruturas e melhorando as condições de circulação pedonal e rodoviária.

Já durante a tarde, o Dia do Município de Loulé teve o seu momento alto com a tradicional da Espiga que, mais uma vez, levou milhares de visitantes ao interior do Concelho. O cortejo etnográfico mostrou toda a atividade agrícola desta freguesia da Serra do Caldeirão, numa manifestação popular que se tornou um verdadeiro cartaz turístico ao longo dos anos.

Refira-se que o programa desta Festa da Espiga irá estender-se até este sábado, com muita música, desporto, artesanato e gastronomia.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.