Quarteira

Dia da Cidade de Quarteira | 6.º momento: Cedência de viatura à ARS por parte da Junta de Freguesia (32 fotos)

Quarteira assinalou na quarta-feira, 13 de maio, o 16.º Aniversário de Elevação a Cidade. As comemorações decorreram ao longo de todo o dia, com inúmeras iniciativas. Os festejos foram retomados no dia seguinte, dia 14, terminando hoje, domingo, dia 17.

Apresentamos nesta peça a reportagem fotográfica do 6.º momento, que ocorreu na quinta-feira, dia 14 de maio, a cerimónia de cedência de uma viatura por parte da Junta de Freguesia de Quarteira à ARS, que servirá de apoio à prestação de cuidados domiciliários à população desta freguesia.

A cerimónia teve lugar no Centro de Saúde de Quarteira e contou com a presença do presidente da ARS Algarve, João Moura dos Reis e do vogal Nuno Ramos, bem como as entidades oficiais do Município e da Freguesia.

O coordenador da Unidade de Saúde de Quarteira, Pedro Teigão, foi muito crítico em relação ao Ministério da Saúde, desde logo quanto ao quadro do pessoal: “Estão a trabalhar horas à borla para ganharem 600 euros e outros pouco mais. Estão aqui das 8 da manhã às 8 da noite todos os dias úteis. Houve uma altura em que nem as horas extraordinárias pagavam. E elas estão aqui para isto não fechar e ninguém quer saber. Ou melhor, quem quer saber não pode fazer e quem pode fazer não quer saber. Esta unidade foi criada há 7 anos e há 7 anos que estamos com a mesma conversa: Cada vez pior. Aquando do mandato do Dr. Rui Lourenço (que trabalha aqui) na presidência da ARS, era o Dr. Manuel Pizarro secretário de Estado da Saúde, esteve aqui e prometeu e cumpriu a instalação do sistema operativo que temos aqui, produzido por uma empresa privada, que é melhor que o sistema do Estado, que funciona mal. Esse sistema está instalado em todo o Algarve menos aqui, em Quarteira e também na Unidade de Saúde Familiar de Castro Marim. Isto possibilita reduzir em metade o quadro administrativo. Teoricamente, todas as pessoas que pagam taxa moderadora e têm consulta marcada, não precisam de ir ao administrativo. Basta passarem o cartão de cidadão pela máquina, o sistema identifica logo a pessoa e passa logo para a sala de espera do médico ou do enfermeiro. Este sistema também dá para muitas outras coisas e facilita muito o trabalho, tanto dos médicos como dos enfermeiros. É o mesmo sistema para toda a gente. Portanto, é uma mais valia e está ligado ao resto do sistema. Para terem uma ideia, a ARS de Lisboa e Vale do Tejo retirou o sistema que tinha e contratou com esta empresa, que é líder de mercado dos privados. É o mesmo sistema que há no Hospital Privado de Loulé e em outros hospitais, sobretudo privados. Portanto, Quarteira tem o melhor sistema informático. Neste momento, vamos deixar de fazer tudo em papel porque, como sabem, o Estado não fornece tonners para as impressoras e está a parar tudo. Fiquei a saber que, em Coimbra, a Segurança Social também está na mesma, já não tem meios para imprimir em papel”.

Para o presidente da ARS Algarve, João Moura dos Reis, “esta viatura permite o atendimento ao domicílio dos utentes aqui em Quarteira e isso é ótimo para a população. Quero agradecer a amabilidade e a disponibilidade que a junta e mesmo a câmara têm tido na colaboração com a Saúde”.

Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, “isto resultou de uma conversa que tivemos no início do nosso mandato, nesta mesma sala, onde falámos na viatura e quero agradecer à D. Regina, uma freguesa de Quarteira e teve a amabilidade de, quando o filho foi para o Brasil estudar, chegar ao pé de nós e dizer que gostava de nos entregar o carro para alguém que necessitasse. Tínhamos esta situação pendente, espero que de alguma maneira possa servir e que venha a colmatar a necessidade dos nossos fregueses. Por outro lado, sempre que precisarem, estamos abertos e disponíveis para ajudar”.

Texto e Fotos: JMD / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira, Saúde

PlanetAlgarve