Depois do concerto de apresentação do CD “Seja Bem-Vindo Quem Vier Por Bem” (recriação de temas de Zeca Afonso), no Auditório de Lagoa, Luís Galrito apresentou o trabalho em Alhos Vedros (Margem Sul) no sábado, dia 23 de maio, em mais uma parceria da Casa da Cultura de Loulé é da CACAV – Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros.
A apresentação ocorreu no Moinho de Maré, no âmbito na iniciativa Noite de Lua Cheia, inserida nas comemorações do 29.º Aniversário da CACAV.
Tudo começou com a distribuição de cravos pelos presentes, numa cortesia de Jorge Guerreiro, natural de Alhos Vedros e residente em Quarteira.
Seguidamente, o presidente da CACAV, Joaquim Raminhos, deu início à Noite de Lua Cheia, chamando ao palco o presidente da Casa da Cultura de Loulé, João Espada e Jorge Guerreiro, impulsionadores a Sul desta parceria com a CACAV, pedindo ainda uma saudação especial para Luís Guedes, do Movimento Popular Raízes de Abril, de Quarteira.
João Espada entregou várias prendas da Casa da Cultura de Loulé (CCL) e da Câmara Municipal de Loulé à CACAV, abordando os vídeos da CCL que iriam ser projetados nesta noite.
Jorge Guerreiro agradeceu o acolhimento dos seus conterrâneos, manifestando a sua inteira disponibilidade para futuras parcerias.
Joaquim Raminhos chamou ainda ao palco Jorge Matos Dias, do PlanetAlgarve, pedindo-lhe umas palavras para o público. Dissemos então que o PlanetAlgarve estava a captar os momentos da noite, que chegariam a todo o mundo, contribuindo para colocar Alhos Vedros no mapa da Cultura por ‘culpa’ da CACAV.
Deu-se então início ao programa da noite, com um momento de poesia por António Tapadinhas, da CACAV.
O serão prosseguiu com a primeira atuação musical: o saxofonista Zé Bacalhau e seus alunos.
Foi então a vez de serem projetados os dois vídeos da CCL: Quadras do Poeta Aleixo por figuras do Concelho de Loulé e o filme do percurso, desde Lisboa até Loulé, da Chaimite que esteve em exposição em Loulé aquando das comemorações do 40.º Aniversário do 25 de Abril.
A animação musical prosseguiu com a atuação de Tony da Costa, acompanhado perlo músico Octávio, numa atuação poderosa, sobretudo nas canções de Fausto, que galvanizou a assistência.
Vasco Fialho falou da Secção de Fotografia da Oficina d’Artes da CACAV.
Surgiu um novo momento musical, com a atuação espontânea de duas jovens do Barreiro, Sónia e Ana.
Chegou então o momento mais esperado da noite, a apresentação do CD de Luís Galrito, “Seja Bem-Vindo Quem Vier Por Bem”, com recriação de canções de Zeca Afonso. Luís Galrito fez-se acompanhar dos seus músicos António Hilário e Hélio Perfeito. Em ‘Terra de Zeca’, tocando de imediato nos corações da assistência, deslumbrada e surpreendida com o talento do artista algarvio. A temperatura da sala subiu rapidamente para valores muito elevados, muito perto da ‘combustão espontânea’.
Uma aposta acertada da CACAV plenamente comprovada pelos vibrantes aplausos e sonoras ovações.
Verdadeiros momentos de grande qualidade com uma surpreendente simbiose perfeita entre protagonistas em palco e a assistência, cantando em coro canções imortais que compõem o nosso imaginário de liberdade, sempre com Zeca Afonso e António Aleixo presentes, poetas de Abril, canções de intervenção que provocaram arrepios em noite quente.
Mas o melhor ainda estava para vir: O serão terminou com uma atuação conjunta de Luís Galrito e os seus músicos e Tony da Costa e o seu músico com um tema de Zeca Afonso e outro de Fausto. Este momento foi responsável pelo momento mais emotivo da noite, com a sala à beira da histeria coletiva. Um momento que pecou por ter terminado, contra a vontade de todos, mas que seguramente perdurará na memória por tempos indeterminados.
Uma viagem que resultou absolutamente positiva para os algarvios que se deslocaram a Alhos Vedros. Para além dos já referidos, marcou ainda presença da dinâmica Adélia Brito, conhecida pelo seu ativismo em prol da vila de Almancil e das suas gentes.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Zé Bacalhau e os seus alunos
- Zé Bacalhau e os seus alunos
- Vídeo sobre a viagem da Chaimite de Lisboa a Loulé
- Tony da Costa e Octávio
- Nélson Favas
- Sónia e Ana
- Homenagem à Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros e ao Clube de Recreio e Instrução
- Luís Galrito e Tony da Costa em atuação conjunta
- Luís Galrito e Tony da Costa em atuação conjunta
- Uma sala à beira da histeria coletiva
- Uma sala à beira da histeria coletiva
- Luís Galrito em sessão de autógrafos
- Alhos Vedros
- Alhos Vedros
- Alhos Vedros
- Alhos Vedros
Categorias:Loulé