Nacional

Programa Praia Saudável abrange 170 zonas balneares

A Fundação Vodafone Portugal assinala amanhã, dia 27 de maio, na Praia do Tamariz (Cascais), onde se iniciou, o 10.º aniversário do Programa Praia Saudável, que tem vindo a desenvolver em parceria com a Autoridade Marítima Nacional, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa.

Lançado há dez anos com o apoio da Fundação Vodafone destinado a melhorar segurança, ambiente e acessibilidades

Lançado há dez anos com o apoio da Fundação Vodafone destinado a melhorar segurança, ambiente e acessibilidades

Lançado no início da época de 2005, o programa abrange hoje mais de 170 zonas balneares do Continente e Regiões Autónomas, contribuindo para aumentar a segurança, defender e reforçar a qualidade do seu ambiente e melhorar as acessibilidades às praias para pessoas com necessidades especiais.

Na cerimónia, estarão presentes o Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, o Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, um representante do Ministro da Solidariedade, o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a Autoridade Marítima Nacional, Almirante Luís Macieira Fragoso, o Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer e o Presidente da Fundação Vodafone, Mário Vaz.

Programa Praia Saudável

Especialmente no Verão, as zonas balneares revelam um elevado risco de ocorrência de acidentes, muitas vezes devido ao não cumprimento das regras de segurança, mas há também outros problemas identificados, a nível de poluição e acessibilidade, que levaram a Vodafone Portugal a assumir a dinamização do Programa Praia Saudável, onde conta com a parceria de diversas entidades que se agregaram ao projeto.

O programa foi iniciado em 2005, abrangendo 150 zonas balneares de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, e envolvendo a Marinha Portuguesa, o Instituto da Água, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa, que assinaram um protocolo de cooperação com a Fundação Vodafone Portugal.

O objetivo é contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e a sensibilização de todos os frequentadores das zonas balneares para estas questões. Neste sentido foram disponibilizados, nas zonas balneares abrangidas, diversos equipamentos ligados à segurança, como motos de salvamento marítimo, macas flutuantes e torres de vigia, mas também passadeiras especiais para acesso em cadeira de rodas e ainda cadeiras de rodas anfíbias, os chamados “tiralós”.

A Vodafone Portugal aplicou também aqui o seu know how específico na área de telecomunicações, criando uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, sendo fornecidos telefones móveis aos nadadores-salvadores e um número telefónico a cada posto de praia abrangido pelo programa. A implementação de uma VPN (Virtual Private Network) veio facilitar a comunicação entre as várias entidades identificadas como relevantes no suporte a situações de emergência.

As zonas balneares não vigiadas não ficaram também de fora deste programa, tendo sido criado o SOS Praias, um sistema de alerta e apoio ao salvamento desenhado especialmente para estas praias, que entrou em funcionamento em 2007 e que continuará a ser alargado.

Benefícios

Os resultados deste programa estendem-se às várias áreas abrangidas:

Segurança:

  • O número de acidentes em zonas balneares no período abrangido pelo programa tem vindo a ser reduzido nos últimos sete anos, como mostram os dados publicados pela Marinha Portuguesa
  • Aumentou o número de assistência a banhistas com utilização das motas e macas doadas pela Fundação Vodafone Portugal
  • Nota-se a maior consciência revelada pelos utilizadores mais jovens no que diz respeito à obrigação do cumprimento das regras de segurança

Ambiente:

  • Os cinzeiros de praia são mais usados, o que traz um impacto positivo na redução do lixo espalhado no areal

Acessibilidade:

  • Aumentou o número de zonas balneares consideradas acessíveis
  • Através do programa, o número de pessoas com mobilidade reduzida que pode usufruir das zonas balneares é cada vez maior
  • Cada vez mais Municípios disponibilizam programas específicos de apoio a veraneantes com necessidades especiais

Categorias:Nacional, Turismo

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s