Algarve

Algarve escolhido para a apresentação à Imprensa Internacional do novo Audi R8 | 8 a 25 de julho

Audi AG escolhe o Algarve para a apresentação internacional do novo Audi R8

O novo Audi R8 irá circular nas estradas algarvias entre os dias 8 e 25 de julho

Audi traz ao Autódromo Internacional do Algarve cerca de 350 jornalistas de todo o mundo

A Audi AG escolheu Portugal para a Apresentação Dinâmica à Imprensa Internacional da nova geração do superdesportivo Audi R8. Um verdadeiro ícone que poderá ser visto a circular nas estradas algarvias, entre os próximos dias 8 e 25 de julho, por muitas centenas de jornalistas oriundos dos quatro cantos do mundo.

Um evento que certamente terá uma visibilidade acrescida para a Audi e para a região Algarvia, na sequência de ser realizado na época estival. Para mais trata-se um superdesportivo único, que não deixa ninguém indiferente à sua passagem. E para as centenas de jornalistas de todo o mundo que irão estar presentes para conduzir o novo Audi R8, está reservada uma emocionante surpresa a ter lugar ao entardecer (e princípio da noite) no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Um traçado “fora” dos principais campeonatos de velocidade, mas aclamado por pilotos e marcas como um dos traçados mais técnicos e rápidos de todo o mundo.

A segunda geração do Audi R8 está equipada com um motor V10 de 5.2 litros disponível com dois níveis de potência – 540 e 610 Cv – denominados R8 V10 e R8 V10 Plus, respetivamente. A transmissão automática S tronic e o novo sistema de tração integral quattro estão em destaque num superdesportivo que irá contar também com uma versão elétrica: o R8 e-tron.

O motor atmosférico com cárter seco do R8 está montado em posição central e tem injeção direta e indireta, o que permite o aumento de potência e a diminuição do consumo. Na versão de 540 Cv, o R8 V10 acelera de 0-100 km/h em escassos 3,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 323 km/h. Já o mais musculado R8 V10 Plus acelera de 0100 km/h em 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 330 km/h (aceleração 0-200 km/h em 9,9 segundos).

Ambas as versões do R8 estão equipadas com o sistema Start / Stop e o Audi cylinder on demand, que desliga uma das bancadas de 5 cilindros quando se circula a baixos e médios regimes de rotação, quando não é necessário todo o binário disponível.

A nova caixa de dupla embraiagem S tronic de 7 velocidades está posicionada imediatamente atrás do motor e possui a função “Launch control” (para obter a máxima aceleração possível desde o arranque).

O sistema de tração integral quattro apresenta importantes alterações em relação à utilizada na anterior geração. Em vez de um diferencial central com acoplamento viscoso, o novo Audi R8 conta com uma embraiagem multidisco no eixo dianteiro. Este novo sistema quattro distribui o binário de forma variável, dependendo do tipo de condução e condições de aderência. Em condições normais de condução, o eixo traseiro recebe até 100% do binário. Se necessário, a embraiagem pode enviar até 100% do binário para o eixo dianteiro. O eixo traseiro tem um diferencial mecânico autoblocante para maximizar a tração.

A direção tem assistência eletromecânica e a suspensão dianteira e traseira de triângulos duplos está construída em alumínio é. Existe ainda como opção o sistema Audi Magnetic Ride, que permite o controlo eletrónico do amortecimento. Esta regulação mais desportiva é de série na variante R8 V10 Plus, assim como travões de cerâmica reforçada com fibra de carbono e jantes de 20 polegadas. (opções no R8 V10 que, de série, está equipado com travões em aço e jantes de 19 polegadas).

O condutor pode eleger entre três modos de condução: comfort, auto e dynamic, através do Audi drive select. Cada um deles tem uma configuração específica que determina a velocidade de resposta do motor à pressão sobre o pedal do acelerador, à direção, à transmissão e à tração assim como ao funcionamento da suspensão caso o veículo inclua o sistema Magnetic Ride. Existe ainda um quarto modo denominado «individual» que permite uma fusão personalizada das diferentes regulações.

Existe também uma opção «performance mode» (de série no V10 Plus) que permite a instalação de um sistema de escape diferente e, ainda, a possibilidade de variar o funcionamento do controlo de estabilidade e da tração em função de três programas pré-definidos (dry, wet e snow). Os dois elementos (escape e funcionamento dos controlos eletrónicos) são controlados através de botões no volante.

O novo Audi R8 apresenta um comprimento de 4,42 metros, uma largura de 1,94 metros e uma altura de 1,24 metros, sendo mais leve que o seu antecessor na sequência dos engenheiros da Audi terem otimizado a utilização de materiais leves na sua construção, sendo o alumínio e o plástico reforçado com fibra de carbono os principais componentes. A redução no peso total chega aos 50 kg.

Como acontece nos novos Audi TT e Q7, está montado em frente ao condutor o Audi virtual cockpit com um ecrã digital de 12,3 polegadas para manuseamento das diferentes funções do veículo. O botão de arranque está posicionado no volante.

Os faróis em LED, de série, realizam todas as funções de iluminação, havendo em opção um sistema de iluminação laser com um alcance de 600 metros.

Categories: Algarve, Empresas

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.