Quarteira

BdT Quarteira no Encontro Internacional do Banco de Tempo em S. João da Madeira e Santa Maria da Feira (102 fotos)

A agência do Banco de Tempo (BdT) de Quarteira, representada por Isabel Pinto, Gilberta Alambre e Felisbela Rilhó, marcou presença, nos dias 19 e 20 de junho, no Encontro Internacional do Banco de Tempo Cidadania e Igualdade, em São João da Madeira e Santa Maria da Feira, co-organizado pelo Graal e pelas agências do Banco de Tempo locais, com o apoio financeiro da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. O PlanetAlgarve integrou a comitiva de Quarteira e acompanhou o Encontro.

A organização faz um balanço “muito positivo” deste Encontro, que reuniu cerca de 90 participantes: pessoas ligadas a agências do Banco de Tempo de diversas partes do país, incluído de Ponta Delgada (Açores) e ainda de Espanha e Itália, bem como outras pessoas que quiseram participar neste Encontro onde se aprofundaram as temáticas da Igualdade e da Cidadania.

Na sessão de trabalho, decorrida na sexta-feira, dia 19 de junho, foram proferidas diversas comunicações com a intervenção de mulheres do Graal, de pessoas ligadas ao Banco de Tempo em Portugal, Espanha e Itália, bem como de investigadoras e peritas na área da Igualdade de Género e Cidadania.

Destaque ainda para diversas manifestações artísticas ao longo do Encontro e a inauguração de uma exposição com obras de artistas das várias agências do Banco de Tempo presentes, onde foram apresentadas pinturas, fotografias colagens, rendas, bordados, tricot, olaria e outros. A agência do BdT de Quarteira expôs um trabalho de colagem com conchas, representando as amendoeiras em flor e uma gaivota, motivos tradicionalmente algarvios, da autoria de Fátima.

O Encontro foi fortemente enriquecido com momentos culturais e de convívio, organizados pelas agências do Banco de Tempo de São João da Madeira e Santa Maria da Feira, designadamente:

– Peça de teatro “Às Portas da História”, pela Universidade Sénior de Santa Maria da Feira;

Visita ao Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira (67 fotos);

Visita ao Museu do Papel, em Paços de Brandão (65 fotos);

Visita ao Castelo da Feira (79 fotos).

Os dois dias do Encontro terminaram com um piquenique oferecido pelos membros do Banco de Tempo, onde houve espaço para a poesia e para a música.

A organização manifestou a sua “grande satisfação com este Encontro que fica também marcado pelo entusiasmo, pela hospitalidade e pelo generoso empenho das pessoas ligadas às agências do Banco de Tempo que o acolheram. Foi um espaço privilegiado de aprendizagem e uma oportunidade significativa para reforçar as relações entre as pessoas que, em Portugal e noutros países, estão comprometidas com esta iniciativa solidária e transformadora”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira

3 replies »

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s