AGENDA

Exotismo oriental vai brilhar no FOLKFARO | 15 a 23 de Agosto

Grupo de Taiwan, aclamado em todo o mundo, apresenta-se em Portugal pela primeira vez

Está de regresso o FolkFaro, o maior festival de folclore do Sul de Portugal. De 15 a 23 de Agosto, a cidade de Faro e outras localidades algarvias receberão, uma vez mais, a grande festa das músicas e danças do mundo.

Trata-se da 13.ª edição anual do certame, uma organização do Grupo Folclórico de Faro, com os apoios principais da Câmara Municipal de Faro e da Direção Regional de Cultura do Algarve. Estarão representadas as tradições populares de povos de diferentes latitudes, através de grupos de sete países, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados do verão cultural do Algarve.

Uma das novidades deste ano será o grupo Hon Wa Folk Dance Troupe, de Taiwan. Chega de Nova Taipé, a cidade mais populosa, com quase 4 milhões de habitantes. “Hon Wa” significa “Telha Vermelha”, evocando a telha o estilo arquitetónico tradicional dos telhados asiáticos e o vermelho, desde os tempos antigos, a riqueza, felicidade, carreira e paixão. Define-se como um grupo de artistas criativos que, sem objetivos comerciais, se dedica entusiasticamente às danças populares de Taiwan.

Apesar da sua história relativamente curta, o grupo já se apresentou em mais de 20 países, incluindo grande parte da Europa e também Índia, Coreia, Nepal, Japão, Canadá e EUA, recebendo sempre o aplauso e simpatia do público. No seu país, venceu por 5 anos consecutivos o prémio de melhor grupo de dança folclórica na cidade de Nova Taipé e participou nas principais cerimónias nacionais realizadas em frente ao Palácio Presidencial, em Taiwan.

O Hon Wa Dance Troupe mantém um amor sincero e profundo pela dança folclórica e, sob a premiada direção artística de Liu Ming-Jen, apresenta um espetáculo onde o charme da cultura asiática, expressa na dança e na música, resulta em coreografias de rara beleza.

O objetivo da Hon Wa Folk Dance Troupe é transmitir uma mensagem de paz, amizade e fraternidade entre os povos, e com esse espírito se apresenta pela primeira vez em Portugal, no FOLKFARO 2015.

A Gala de Abertura no Teatro da Figuras, na noite de 15 de Agosto, constituirá o arranque do festival, onde as músicas e danças do mundo marcam o seu ponto de encontro. Nas noites seguintes, os espetáculos principais decorrerão no Largo da Sé.

A não perder!

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.