Quarteira

Campeão Mundial Petar Maric põe Quarteira em estado de histeria (59 fotos)

O Largo do Centro Autárquico de Quarteira foi palco na noite de ontem, 29 de julho, de mais um espetáculo “As 1001 Noites do Acordeão”, coordenado por Francisco Sabóia, um festival do acordeão com muitos espetáculos pela zona Sul do País.

Em Quarteira, passaram pelo palco, para além do próprio Francisco Sabóia (diretor da Casa Museu do Acordeão, em Paderne), Jorge Alves, de Moncarapacho, Rodrigo Maurício, da Lourinhã e Petar Maric, multicampeão mundial do Acordeão, vencedor de todos os 1.ºs prémios em todos os concursos em que participou, campeão mundial do Acordeão desde o escalão de Juniores até ao de Seniores e, recentemente, consagrado igualmente campeão mundial do Acordeão Eletrónico, também denominado Acordeão Digital.

Foi precisamente ao acordeão eletrónico que Petar Maric subiu ao palco pela segunda vez, encerrando o espetáculo com chave de ouro, levando o público a um estado muito perto da histeria, completamente surpreendido e estasiado com os sons que o jovem Petar Maric conseguia retirar do seu acordeão eletrónico.

A surpresa começou logo no primeiro número, quando Petar Maric interpretou o tema «Assim Falou Zaratustra», de Richard Strauss, deixando a assistência desde logo completamente rendida a seus pés.

Mas a surpresa não ficou por aí: Petar Maric desconcertou ainda mais o vasto público logo na segunda música, recriando de uma forma igualmente magistral o tema principal do filme Titanic, «My Heart Will Go On».

Petar Maric prosseguiu a sua atuação aos comandos do seu acordeão eletrónico com a interpretação de diversos temas, entre os quais pontuaram algumas das melodias mais famosas de Portugal, arrancando vibrantes aplausos e sonoras ovações do público.

A atuação de Petar Maric ficou concluída com a interpretação de um tema de sua autoria, Tango Tronic, onde o campeão mundial brindou a assistência com os acordes mais surpreendentes, recriando mesmo o ambiente da Dance Music.

Sem dúvida alguma, um dos momentos mais surpreendentes, desconcertantes e fabulosos a que Quarteira já assistiu.

Pelo meio, Francisco Sabóia encontrou entre o público o multifacetado artista Carlos Fernando, desafiando-o para subir ao palco, tendo o mesmo cantado dois temas e contado duas anedotas.

No final do espetáculo, formou-se uma longa fila para comprar o CD e o DVD do jovem acordeonista Petar Maric, o qual, mais que um músico, é um autêntico mago do acordeão. Inesquecível.

Para o PlanetAlgarve, o momento mais sublime da noite foi indiscutivelmente «Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss. Não conseguimos encontrar o vídeo no YouTube. Mas encontrámos o vídeo de Tango Tronic. Aqui o partilhamos com todos vós, para avaliarem o «estrondalhaço» que é este jovem sérvio aos comandos de um acordeão eletrónico:

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

2 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.