AGENDA

RTA assinala 600 anos de expedição à conquista de Ceuta | 19 de agosto

Ao fim da tarde de hoje, dia 19 de agosto, a Região de Turismo do Algarve (RTA) junta-se à celebração dos 600 anos da expedição da armada portuguesa que em 1415 rumou à costa norte de África, após uma escala em Lagos, para conquistar Ceuta.

A Invicta – Rota do Infante, que se realiza de 16 a 23 de agosto em moto por estradas nacionais e municipais, é uma viagem de matriz histórica que privilegia a aventura cultural e a vivência de experiências sensoriais, unindo entre o ponto de partida (Porto) e de chegada (Ceuta) todos os locais em que o Infante D. Henrique teve forte presença.

O Algarve é uma das regiões por onde passará a comitiva de «mototuristas», festejando os 600 anos de chegada à praça africana, no dia 19 de agosto, pelas 18h30, no cais de residência da caravela Boa Esperança na ribeira de Bensafrim, em Lagos.

A ocasião contará com a presença do presidente e do vice-presidente da RTA, respetivamente Desidério Silva e João Fernandes, e será assinalada com animação através de cenografias históricas, entre outras atividades.

Esta rota, realizada em moto por estradas nacionais e municipais, é uma viagem de matriz histórica que privilegia a aventura cultural e a vivência de experiências sensoriais, unindo entre o ponto de partida e de chegada todos os locais em que o Infante D. Henrique teve uma presença muito vincada. Os “cavaleiros” passam pelo Mosteiro da Batalha e pelo Convento de Cristo em Tomar, um pouco da Lisboa Árabe, Medieval e dos Descobrimentos, o desafio das falésias de Sagres (em pequeno percurso off-road), um Algarve mais profundo e cheio de memória, atravessar as terras de Jerez de la Frontera e passar o estreito de Gibraltar, levando a Ceuta a saudação portuguesa.

Ao longo da Rota há animação com cenografias históricas, receções várias nas cidades e monumentos mais importantes. A gastronomia reflete a mesma vontade de experimentar a mais feliz mistura de tradições e produtos de qualidade local. A iniciativa conta com o apoio da Triumph Motorcycles, da Nexx Helmets, da Macna e da Puma Motorsport, para além de outras instituições como as autarquias do Porto, Lisboa, Vila do Bispo e Lagos, bem como outras empresas e personalidades.

ROTEIRO DE MOTOTURISMO “INVICTA – ROTA DO INFANTE”

16 A 23 DE AGOSTO DE 2015

Partida com concentração em lugar emblemático da cidade do Porto, dia 16 de Agosto às 10h00m, na Casa do Infante (Ribeira do Porto)

1.º Dia (16 de Agosto): Etapa Porto – Tomar

pontos de interesse: Convento de Cristo e cidade símbolo da Ordem Templária;

2.º Dia (17 de Agosto): Etapa Tomar – Lisboa

Pontos de interesse: o rio Tejo e a linha de castelos templários; Santarém – Igreja da Graça (túmulo de D. Pedro de Menezes, primeiro governador de Ceuta); a Lisboa árabe, o Mosteiro dos Jerónimos e a Praça do Império;

3.º Dia (18 de Agosto): Etapa Lisboa – Sagres

Pontos de interesse: Costa Vicentina (percurso off-road); o Promontório e a Fortaleza de Sagres, o Cabo de S. Vicente; o grande Ocidente;

4.º Dia (19 de Agosto): Etapa Sagres – Lagos – Portimão

Pontos de interesse: a travessia do Algarve do Barlavento, territórios do Infante D. Henrique; a baía de Lagos (a nau Boa Esperança), o mercado de escravos do Infante D. Henrique; a foz do Arade, em Portimão; memórias do Gharb al Andaluz;.

5.º dia (20 de Agosto): Etapa Portimão – Silves – Vila Real de Santo António – Jerez de la Frontera

Pontos de interesse: A travessia do Algarve do interior; os caminhos da Andaluzia; Huelva, uma cidade de Partida (Palos de la Frontera, Cristovão Colombo); a cidade de Jerez de la Frontera , uma terra equestre, vitivinícola e de flamenco;

6.º Dia (21 de Agosto): Etapa Jerez de la Frontera – Ceuta – Jerez de la Frontera

Pontos de interesse: A passagem do Estreito de Gibraltar; entre a Europa e a África, as Colunas de Hércules; Ceuta e a fortaleza, a virgem de África, marcas da presença portuguesa;

7.º Dia (22 de Agosto): Etapa Jerez de la Frontera – Mérida

Pontos de interesse: Visita a Jerez de la Frontera. O Alcazar e as belas ruas da cidade da Escola Equestre;

8.º Dia (23 de Agosto): Etapa Mérida – Elvas – Porto

Pontos de interesse: visita a algumas infra-estruturas arqueológicas da capital da Lusitânia; Elvas, cidade-quartel de fronteira. Regresso à cidade do Porto.

invicta

Categories: AGENDA, Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.