A comissão de utentes da Via do Infante (CUVI) manifestou-se no domingo junto à residência de férias de Cavaco Silva, na Aldeia da Coelha, Albufeira, deixando-lhe uma carta de despedida. Sublinhando que “a EN 125 não é alternativa”, os utentes voltaram a reivindicar o fim das portagens.
“Está demonstrado que só acabando com as portagens de vez é que se resolve o problema e não é com a redução do tarifário das portagens como propõe o PSD e também o PS”.
No protesto deste domingo, junto à residência de férias do Presidente da República, o líder da CUVI apontou que em 2015, até àquele dia, já se tinham contabilizado 27 mortes na Estrada Nacional (EN) 125 (às quais acrescem as 3 ocorridas no dia seguinte na Patã), salientando que ela não é alternativa à Via do Infante (A22).
João Vasconcelos criticou também a falta de requalificação da EN 125, agravando os problemas de mobilidade e a falta de segurança rodoviária no Algarve: “A EN 125 não é alternativa” e “sem ser requalificada é muito pior”.
A CUVI quer que o contrato que o Estado celebrou com a concessionária da A22 seja tornado público em toda a sua extensão e assinalam que a existência de cláusulas secretas é motivo de preocupação.
João Vasconcelos referiu também que ainda que a circulação na A22 tenha vindo a aumentar desde que as portagens foram implementadas, no entender da comissão “nem 50% chega para cobrir as despesas. Portanto, temos portagens para os portugueses pagarem, para o povo pagar”, realçou.
Na carta de despedida a Cavaco Silva, a CUVI agradece ironicamente “todas as benfeitorias” que concretizou, dando como exemplo a introdução das portagens na A22.
“O senhor Presidente não levantou um único dedo de oposição a umas ruinosas e desastrosas portagens no Algarve. Aliás, até incentivou e abençoou essa desgraça que se abateu sobre a nossa região”, lê-se na cópia do documento que foi facultada ao PlanetAlgarve.
A iniciativa terminou em festa com um lanche partilhado e música de intervenção, incluindo a estreia da “Modinha da Despedida”, criada pela CUVI expressamente para o efeito (ver foto anexa).
No próximo domingo, dia 23 de agosto, a CUVI vai apresentar as suas reivindicações junto à casa de férias de Passos Coelho na Manta Rota e pretende entregar-lhe também uma carta de despedida.
Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com LUSA
Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- João Vasconcelos em entrevista à CMTV
- Luís Guedes em entrevista à CMTV
- João Vasconcelos entregando a carta ao Major Marco Henriques, comandante da GNR de Albufeira
- João Vasconcelos lendo a carta de despedida a Cavaco Silva
- João Vasconcelos entregando a carta ao Major Marco Henriques, comandante da GNR de Albufeira
Categorias:Algarve
















