Consumidor

“Tive conhecimento que foi desenvolvido um teste de qualidade em vários modelos de micro-ondas. Quais foram os resultados do teste?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

logo_deco

A DECO INFORMA…

No nosso teste a micro-ondas, detectámos 8 equipamentos perigosos para o utilizador: 6 micro-ondas com grill e 2 micro-ondas combinados exibem temperaturas acima dos valores permitidos, segundo a norma de segurança eléctrica. Entre os micro-ondas perigosos, 6 modelos atingem temperaturas excessivas, 30 minutos após a função grill estar activa. Os 2 modelos combinados eliminados, depois de 60 minutos com a função “convecção” (para cozinhar com ar quente como num forno) ligada, continuam com temperaturas excessivas. Apesar de incluírem um aviso de “superfície quente”, este não é suficiente para garantir a segurança do utilizador, sobretudo de crianças.

O micro-ondas eliminado no teste mais recente foi o JOCEL JMO011145.

Até agora, não obtivemos resposta sobre os modelos perigosos que denunciámos em Outubro último. Continuam com maus resultados e à venda:

  • Becken DGC IX AC930AMS (micro-ondas combinado);
  • Samsung MG28f303TAS (micro-ondas com grill);
  • Whirlpool JQ 280ix Jet Cuisine (micro-ondas combinado);
  • Daewoo KOG 6l65 (micro-ondas com grill);
  • Teka MWE 200 G WH (micro-ondas com grill);
  • Fagor MO 25GB (micro-ondas com grill);
  • Teka MW 21IVS (micro-ondas com grill);
  • Lazer AG720CZW (micro-ondas com grill).

Em Outubro de 2013, as normas que estabelecem as temperaturas máximas para superfícies em micro-ondas foram finalmente estabelecidas. Desde então, os equipamentos têm demonstrado melhorias na segurança térmica e nas fugas de radiação.

Se procura um micro-ondas seguro e com um bom desempenho, escolha um equipamento simples, só para aquecer e descongelar, ou com grill, para aquecer, descongelar, grelhar e gratinar. Alguns micro-ondas com grill também exibem temperaturas excessivas. Os micro-ondas combinados, a partir de € 129, combinam todas aquelas tarefas e ainda a possibilidade de cozinhar com ar quente (convecção), como acontece num forno tradicional.

Categories: Consumidor

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.