Alentejo

Campo Maior entrega candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Realizou-se ontem de manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia oficial de entrega do dossiê da candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco. O dossiê foi simbolicamente entregue ao presidente da Câmara Municipal de Campo Maior; Ricardo Pinheiro, por António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o organismo que lidera a candidatura.

Para o presidente do Município, “valorizar esta arte ancestral de transformar papel em flores é a garantia de salvaguarda da tradição”.

No seu discurso, Ricardo Pinheiro sublinhou ainda a importância do projeto de criação de um Museu das Festas do Povo, que permitirá a todos os que visitem Campo Maior “experimentar as sensações, através de tecnologia multimédia, de passar debaixo das ruas engalanadas, mesmo em anos em que as Festas do Povo não se realizam”.

Paulo Lima, responsável pela equipa que elaborou o dossiê da candidatura, destacou a originalidade e espetacularidade das Festas. “As Festas do Povo de Campo Maior já são património mundial”, disse Paulo Lima, acrescentando que “só temos de informar a Unesco”.

Também o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo sublinhou a originalidade das Festas do Povo de Campo Maior. “É sempre com o coração a palpitar que vemos o trabalho dos campomaiorenses. Isto não se faz em mais nenhuma parte do mundo”, disse António Ceia da Silva.

João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, afirmou que as Festas do Povo de Campo Maior são “a expressão máxima da capacidade portuguesa de saber receber”.

Para Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal, “as Festas do Povo de 2015 ficam marcadas pelo pontapé de partida desta candidatura”, que é “extremamente importante para o concelho”.

O dossiê será agora entregue pela Câmara Municipal de Campo Maior ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que formalizará a candidatura junto da UNESCO.

O atual modelo de Festas realizou-se por 20 vezes. Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. O sucesso de todas as edições deve-se à surpreendente diversidade da decoração das ruas, de beleza inigualável. A arte das flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior são um Património cultural único no Mundo.

O impacto económico, social e cultural das Festas do Povo tem efeitos num raio de 100 km em torno de Campo Maior, prestando um forte contributo para dinamizar vários sectores do concelho e dos concelhos vizinhos, conferindo uma visibilidade e notoriedade elevada ao Alentejo.

Na edição das Festas do Povo de 2015 o estacionamento será gratuito nos parques oficiais. As entradas têm o valor de 4  euros por visitante, exceto crianças até aos 10 anos, que se encontram isentas de pagamento. O passe de nove dias custa 10 euros. Parte das receitas angariadas com as entradas revertem a favor das instituições de solidariedade social do concelho de Campo Maior.

A realização das Festas do Povo consiste na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pela população. É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.

Programa das Festas do Povo 2015: http://pt.calameo.com/read/002540677e05957c2c714

Cerimónia oficial de entrega do dossiê da candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco

Cerimónia oficial de entrega do dossiê da candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco

Categories: Alentejo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.