Consumidor

“Fui, recentemente, confrontado com um aumento da anuidade do meu cartão de débito. Trata-se de uma prática corrente?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

logo_deco

A DECO INFORMA…

O uso do multibanco, fundamental, hoje em dia, trata-se de um dos poucos meios para a realização de operações bancárias sem custos, protegido que está por uma lei que impede os bancos de cobrarem pela utilização. Transferências, pagamentos, levantamentos estão livres de encargos se realizados numa caixa multibanco.

No entanto, as instituições bancárias sempre tentaram pressionar para que também as operações no multibanco fossem cobradas, que têm esbarrado na parede da lei. Face a este impedimento, passaram, então, a onerar o próprio cartão.

Assim, analisámos a evolução dos custos desde 2009 e concluímos que pesam cada vez mais na carteira dos portugueses. Em média, o aumento é de 10% ao ano, o que implica que as anuidades tenham praticamente duplicado nos últimos seis anos. Este aumento é tão significativo que a anuidade chega a ser mais elevada do que a aplicada aos cartões de crédito, um produto não essencial. Trata-se de uma subida injustificada, pois os bancos já obtêm lucros avultados com menor utilização dos balcões.

Em suma, movimentar uma conta está cada vez mais caro. Após incentivarem os consumidores a evitar os balcões para realizarem as suas operações, os bancos passaram a cobrar a quem utiliza esses mesmos meios de movimentação à distância, como o homebanking e os cartões de crédito.

Tal como em outras áreas, o Banco de Portugal optou por uma atitude passiva, não protegendo os interesses dos consumidores. Questionamo-nos se será necessário que as anuidades dos cartões de crédito atinjam valores exorbitantes para o regulador intervir, como aconteceu, por exemplo no crédito. Face à inércia do regulador, daremos conta dos resultados do nosso estudo à Assembleia da República e ao Ministério das Finanças, prevendo publicar, em breve, os resultados destas diligências.

Categorias:Consumidor

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s