Loulé

NOITE BRANCA LOULÉ 2015 | 50 mil vestiram-se de branco para a despedida oficial do verão algarvio

A cidade de Loulé cobriu-se de branco no passado sábado para celebrar a festa que marca o encerramento oficial do verão algarvio. Cerca de 50 mil visitantes aceitaram o repto lançado pela Câmara Municipal de Loulé, vestiram-se de branco e rumaram ao centro da cidade para assistir àquela que foi a edição mais concorrida de sempre deste evento.

O branco, sinal de paz, harmonia, luz e alegria, esteve em cada canto e recanto da cidade e a animação encheu as ruas, surpreendendo a cada momento os espetadores. Sereias prateadas e douradas dentro de uma concha branca na fonte no Largo Gago Coutinho. Figuras animalescas deambulavam pelas ruas. Leques enormes iluminavam o caminho dos milhares que vivenciaram este momento. Um panda gigante instalado no meio da Avenida José da Costa Mealha era umas das principais atrações para muitas selfies. Um grupo de acrobatas fazia um número arriscado em cima de elásticos, numa estrutura montada em frente ao edifício da Assembleia Municipal. Cuspidores de fogo invadiam as ruas, largos e pracetas. Duas bailarinas dançavam dentro de taças cheias de água em frente ao edifício da Câmara Municipal. Ginastas de clubes da cidade levavam esquemas de tumbling, trampolim e acrobática para o meio da rua, enquanto que a capoeira e a zumba também animavam este ambiente verdadeiramente único de uma noite que ficará na memória de muitos.

No total, mais de 150 performers contribuíram para elevar a qualidade desta iniciativa, com destaque para dois dos principais grupos de produção de espetáculos do país – PMP Events e Wee Entertainment – aos quias se juntou o grupo de malabaristas e cuspidores de fogo da Associação Artística Satori.

Mas como não podia deixar de ser, a música esteve em destaque em cada ponto do recinto. Para além do chill out, muitos artistas, bandas e DJs fizeram parte de um programa musical de elevada qualidade. A noite abriu ao som de um didgeridoo e de um concerto da Orquestra de Jazz do Algarve.

Os Expensive Soul, um dos cabeças-de-cartaz, tiveram um público participativo, num espaço a rebentar pelas costuras. Uma avenida inteira, entre o Largo do Monumento Duarte Pacheco e o Largo Gago Coutinho, completamente lotado para ouvir o grupo inspirado pela soul, funk, R&B, 2-step, hip-hop e reggae. Mais uma vez o grupo fez jus às suas atuações em palco, deixando em delírio estes espetadores entusiastas.

Na Avenida José da Costa Mealha foram sobretudo as vozes femininas que são também novos valores da música portuguesa que subiram ao palco: primeiro a portentosa Marta Ren, seguindo-se a doçura de Mia Rose que teve uma fila de fãs à espera de um autógrafo e, por último, o hip-hop da portuense Capicua.

No outro palco instalado na principal artéria da cidade, o público teve a oportunidade de assistir a três novos projetos da música nacional: o disco funk de Da Chick, o pop eletrónico e pós-Punk de White Haus e o DJ Magazino.

Já na Rua Maria Campina, foi colocado um palco com dois andares onde atuaram os surpreendentes First Breath After Coma e Nice Weather for Ducks.

No Largo Bernardo Lopes ecoaram as batidas fortes do grupo de percussão Tocamexer e do DJ da Rádio Comercial Wilson Honrado.

A prata da casa também elevou a qualidade da festa. Durante mais de três horas, o DJ set Drumsprojx by Sylva Drums, cujos elementos são de Loulé, levaram à Noite Branca o lado frenético da música eletrónica e tribal, durante mais de três horas, a partir do varandim do Salão Nobre dos Paços do Concelho. Os The Bottles animaram o quintalão das Bicas Velhas com as músicas intemporais dos The Beatles, enquanto que, no início da Avenida José da Costa Mealha, um grupo de músicos louletanos suspensos numa estrutura, trouxe o melhor da música portuguesa.

Quatro spots de animação noturna algarvia – Água Moments, Purobeach, Palms e Bliss – ajudaram à festa com vários DJs de renome que levaram sobretudo os sons da eletrónica, kuduro ou afrohouse, mas também os grandes hits dos anos 80 às pistas de dança improvisadas na Alcaidaria do Castelo, Cerca do Convento e Largo do Monumento Duarte Pacheco.

No Largo de S. Francisco, o fashion show by Zeza, que este ano teve como tema o gelo, voltou a surpreender pela exuberância e glamour dos modelos que desfilaram ao som do DJ Gustavo Vera e DJ Rodriguez e imagem do VJ Data7.

O renovado Largo Afonso III foi palco de um espetáculo multimédia a cargo do DJ Fábio Palma e do VJ The Eye. Neste local a noite abriu com o DJDhanny Duarteprazeres.

No Mercado Municipal, ex-líbris da cidade, a animação também foi uma constante, tanto no interior como no exterior. Por aqui passaram por exemplo o grupo Ao Luar Teatro, as duas figuras da época medieval Los Chuplas ou os concertos dos Volume2ois e Duo Académico.

Numa noite em que a componente do comércio também esteve em evidência, as lojas, decoradas a rigor, abriram as suas portas durante toda a noite. Para estimular a imaginação e criatividade dos comerciantes, a ACRAL, em conjunto com a edilidade, promoveu um concurso de montras que teve como vencedora a Boutique “Opção”, na Praça da República, seguindo-se a “Arte Regional”, na Rua 5 de Outubro (Rua das Lojas) e “Casa da Bli”, na Avenida José da Costa Mealha.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, “esta terá sido, seguramente, uma das edições mais concorridas de sempre da Noite Branca e ficará na história deste grande evento”. Segundo o autarca, “iniciativas como esta, o Festival MED ou o Carnaval são já uma imagem de marca da cidade que projetam Loulé internacionalmente pelo número de turistas que atraem”. Até porque nesta noite foi possível encontrar muitos visitantes britânicos, franceses, espanhóis, holandeses, entre outras nacionalidades.

O responsável do Município referiu também o dinamismo do comércio local proporcionado por este evento, nomeadamente no que diz respeito aos comerciantes da área da restauração que nesta noite não tiveram “mãos a medir”.

“Loulé está de parabéns! Não só os trabalhadores da Câmara Municipal e outros envolvidos nesta organização mas também os comerciantes, os animadores e este maravilhoso público que contribuiu para que esta noite fosse ainda mais fantástica”, sublinhou Vítor Aleixo.

Por: Município de Loulé

Categorias:Loulé

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s