A Associação de Capoeiragem Malta do Sul (ACMS) – Grupo Muzenza de Capoeira do Algarve – esteve representada, por quatro atletas, no 8.º Campeonato Mundial de Capoeira Muzenza, disputado na cidade de São Paulo (Brasil), entre 27 e 30 de Agosto, onde, para além da competição, decorreram uma série de atividades, nomeadamente cursos e palestras dirigidos pelas figuras mais sonantes da arte da Capoeira.
Dois dos atletas algarvios alcançaram lugares no pódio, designadamente, Ricardo Castro, campeão mundial na categoria de monitores e Sara Correia, vice campeã mundial na principal categoria feminina.
No âmbito deste encontro mundial realizaram-se importantes trocas de graduação, das quais participaram também o atleta Ricardo Castro, agora Monitor de Capoeira, e os igualmente atletas da ACMS, Edgar Leite, Professor de 2.º Grau e Francisco Machado que recebeu a graduação de aluno Graduado.
Os participantes algarvios tiveram, ainda, a oportunidade de, ao viajar algumas semanas antes do encontro, ou permanecendo no Brasil nas semanas seguintes, participar de variadas aulas, encontros e eventos, em diferentes estados brasileiros, tais como, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e São Paulo.
A Associação contou com o patrocínio logístico das Câmaras Municipais de Lagoa e de Albufeira, uma vez que cedem, durante todo o ano, os espaços para os atletas treinarem.
Por: Laura Silvestre
- Francisco Machado numa das mais tradicionais rodas de Capoeira do Brasil (Roda da Praça da República – São Paulo)
- Ricardo Castro Campeão Mundial 2015
- Ricardo Castro recebendo a Graduação de Monitor (São Paulo- Brasil)
- Ricardo Castro no evento em Curitiba (Paraná)
- Ricardo Castro, Sara Correia e Francisco Machado com Mestre Ananias, de 90 anos (um dos mestres mais velhos do Brasil em atividade)
- Sara Correia em competição










